Estimular a coordenação motora fina #emcasa

28/04/2020

Profª Ariane Vitoriano
Profª Fabiana Leme 

Foto: criança colocando feijões em massinha que está num prato
Foto: criança colocando feijões em massinha que está num prato

Primeiramente precisamos compreender a importância da estimulação.

Vamos lá!
Aprendemos por algum motivo e em geral em situações novas. Cada nova situação exige uma nova forma de resposta. 
Esta aprendizagem vem por meio dos estímulos. Os estímulos são recebidos através de algum sentido: o olfato, o tato, a visão, a audição, o paladar e ainda o cinestésico*.

*cinestésico - percepção dos movimentos do corpo misturado com algum outro sentido, como o tato, a visão, a audição.

Figura: semáforo
Figura: semáforo

Vamos pensar num exemplo: Imagine que colocaram um novo farol na avenida próximo a sua casa. Logo para atravessar naquele trecho você precisará de novos recursos para atravessá-la. Antes olhava de ambos os lados para ver se tinha carro, agora além dos carros precisa observar o farol. Isto é um novo jeito de atravessar naquele trecho.

Foto: criança brincando com carrinhos deitada no chão e outra puxando um carrinho pela cordinha
Foto: criança brincando com carrinhos deitada no chão e outra puxando um carrinho pela cordinha

Muitas vezes em uma única atividade estimulamos mais de um sentido e mais de uma área.

  • O que é da coordenação motora fina?  Entendemos como coordenação motora fina, movimentos pequenos, geralmente realizados com a mão, como pegar objetos, encaixar peças, etc. 
  • O que é coordenação motora grossa? É aquela mais ampla feita com o corpo todo, como dançar, pular, correr, etc.

Na sua rotina em casa, inclua a atividades de coordenação motora diariamente. No início você vai precisar ajudar a fazer, mostrar com exemplos que a criança consiga realizar sozinha. 

Vamos conhecer algumas habilidades importantes e atividades que estimulam a coordenação motora fina:

Foto: Flor desenhada no papel e no lugar das pétalas, macarrão parafuso colado
Foto: Flor desenhada no papel e no lugar das pétalas, macarrão parafuso colado

Movimento de pinça: é o movimento que utiliza os dedos polegar e indicador para pegar pequenos objetos. Sugestão de brincadeira:

Pegar macarrão (penne ou parafuso) ou feijão colocá-los numa bacia. Pedir que a criança pegue um por um da bacia e cole no papel formando uma obra de arte;


Foto: Bacia com pregadores coloridas e uma mão de criança pegando um pregador
Foto: Bacia com pregadores coloridas e uma mão de criança pegando um pregador

Percepção visomotora: É a percepção e a coordenação do que é visto, qual espaço que é visto. Isso permite a criança identificar objetos, discriminar cores, tamanhos e formas e é muito importante no processo de aprender a ler e escrever

Separar pregadores por cor e pendurá-los no varal. Coloque os pregadores misturados em uma bacia e arme um varal na altura da criança. Peça que separe os pregadores por cores e pendure-os no varal também separados por cores.


Foto: Barquinho feito com pedaço da caixa de ovo, canudinho espetado formando a vela do barco com papel colorido
Foto: Barquinho feito com pedaço da caixa de ovo, canudinho espetado formando a vela do barco com papel colorido

Desenvolver e controlar a força é muito importante no processo de desenvolvimento da coordenação motora fina. Por isso utilize atividades que a criança precisa observar o que está segurando, quanto de força precisa realizar para executar a ação e com a prática irá aprender a regular-se.

 Faça barquinhos de dobradura papel ou com caixas de ovos e coloque-o na bacia vazia. Peça para a criança encher a bacia colocando a água. Para colocar água utilize algum frasco que tenha em casa vazio e limpo (detergente, shampoo, creme, etc)


Foto: criança colocando macarrão espaguete nos furos do escorredor de macarrão
Foto: criança colocando macarrão espaguete nos furos do escorredor de macarrão

Destreza é a capacidade de ampliar a agilidade e a precisão na execução das atividades, a destreza é desenvolvida através da experiência, da vivência do fazer.

 Pegue macarrão espaguete e o escorredor de macarrão (preferência com furos). Pedir para a criança encaixar (guardar) o macarrão nos furos. Também pode pedir para  contar!


Aproveite essas atividades para divertir e estimular a coordenação motora das crianças!
 Esse artigo ajudou a pensar em novas brincadeiras? Tem alguma dúvida ou sugestão?
Aproveite e escreva nos comentários.


Profª Ariane Vitoriano 

Pedagoga com habilitação em Deficiência Intelectual

Especialização em Psicopedagogia


Orientações e dicas sobre Educação Inclusiva direto no seu WhatsApp!
Participe do INCLuzap.
Totalmente grátis, sempre com novidades às terças e sextas-feiras.
Você ainda não está participando? Inscreva-se agora!

Clique na imagem abaixo ou mande um "Oi" para (11) 95956-5945