Materiais estruturados para alunos com deficiência intelectual

11/06/2019

Fabiana Leme de Oliveira

Você sabe o que é material estruturado? E qual é a importância destes materiais para o ensino e alfabetização de pessoas com deficiência intelectual?

Vamos a definição da palavra estruturar. Segundo o dicionário Aurélio: estruturar significa: "organizar as diversas partes que compõem a estrutura de (alguma coisa concreta ou abstrata); prover de estrutura; construir."

Estes materiais também são amplamente utilizados para o ensino de pessoas com o transtorno do espectro autista, mas neste artigo vamos trazer algumas sugestões práticas para seu dia a dia.

  • Do simples para o complexo:

A partir de materiais concretos é possível explorar diferentes conceitos para ampliar a aprendizagem, 

Quando construímos um material é muito importante destacar seu objetivo sem muito detalhes extras. Outra vantagem deste material construído pela Profª Especialista Fabiana Melo e unir o estímulo visual a um estímulo motor para rosquear as letras, ampliando as possibilidades de aprendizagens. 

construído pela Profª Especialista Fabiana Melo
construído pela Profª Especialista Fabiana Melo

#paratodosverem: Placa amarela com o alfabeto escrito em distâncias regulares, abaixo de cada letra a parte rosqueável das garrafas coladas e nas tampas brancas a letra correspondente para pareamento.

Sugestão do INCLUblog: Esta pode ser uma cartela de Bingo, onde as tampinhas vão sendo sorteadas para que o aluno localize!

· Estimulando a memória:

construído pela Profª Especialista Fabiana Melo
construído pela Profª Especialista Fabiana Melo

#paratodosverem: Garrafa de água (5 litros) deitada e decorada com olhos, nariz e orelha de porco. Na parte que de cima, como se fosse as costas, foram feitos vários furos. ao lado um pote com canudos para encaixar.

Estimular a memória é muito importante e trazer elementos diferentes também auxiliam a aprendizagem de diferentes habilidades e fortalece as associações de diferentes habilidades e competências. 

Sugestão INCLUblog: Você pode usar um dado com quantidade para trabalhar a quantificação ou dado com cores para estimular o pareamento, dependendo do seu objetivo você pode utilizar até os 2 dados em conjunto: Por exemplo: Pegue 6 canudos da cor amarela;


Atividade realizada por Profª Especialista Fabiana Melo
Atividade realizada por Profª Especialista Fabiana Melo

#paratodosverem: foto de uma criança pegando os canudos e colocando no furos do porquinho de garrafa, ao lado 1 dado com quantidades e um dado de cores

E você, utiliza diferentes materiais no seu dia a dia? Comente aqui abaixo vamos adorar conhecer seu trabalho;

Fabiana Leme
Fabiana Leme

Aproveite os comentários para trazer suas reflexões, suas dúvidas e sugestões de temas.

Conheça também o INCLUzap, nossa lista de transmissão no WhatsApp com muito conteúdo e informação.

Como funciona?

Mande um WhatsApp para (11) 95956-5945 solicitando sua inserção ou clique na figura abaixo! Totalmente gratuito!