Estratégias de Avaliação e Planejamento para o PDI/PEI*
*Plano de Desenvolvimento Individual/Plano de Ensino Individualizado
Grupo de Orientação Inclusiva
Turma em andamento, Inscrições Encerradas
Construir um Planejamento Individualizado para os estudantes com deficiência ou autismo é muitas vezes um desafio.
Temos dificuldades em selecionar objetivos e traçar uma linha do tempo de aprendizagem.
Mas como podemos fazer isso?
O segredo está em ter segurança na avaliação e a clareza na priorização das metas de aprendizagem.
Tendo isto definido, construir um PDI/PEI é desenvolver um Plano de Ação mais assertivo que será um diferencial na prática pedagógica.
Por isso preparamos um Grupo de Orientação com conteúdos teóricos, práticos e interação. Veja como vai funcionar:
Você receberá acesso às aulas (gravadas), os materiais de apoio e as referências para você estudar no seu ritmo, de forma bem simples, em nossa página exclusiva de alunos da Inclutopia.
Você também irá participar do Grupo exclusivo de whatsapp para trocar experiências, deixar suas dúvidas e compartilhar sua prática.
Também teremos um encontro AO VIVO no dia 13/08/22 (15 horas*), via Google meet, para discussões práticas sobre a elaboração do PDI/PEI.
*Horário de Brasília
- Confira o conteúdo:
👉 Fundamentação teórica
- Expectativas de aprendizagem e avaliação (BNCC)
- Marcos do Desenvolvimento Infantil
- Função cognitiva, conativa e Funções Executivas
👉 Estratégias de avaliação
- Atividades Lúdicas
- Observação indireta
- Recursos Estruturados
- Avaliação mediada
👉 Planejamento e PDI
- Estabelecimento de metas e objetivos
- Garantia de Acesso ao Currículo
- Flexibilizações e adequações individuais
🎁 Bônus: Workshop Descomplicando o PDI
- 3 vídeo-aulas (gravadas) sobre como elaborar o PDI
- Ebook Guia orientador PDI/PEI
- Ao longo das aulas vamos conversar sobre:
Organização das etapas da avaliação
Estabeleça as etapas desde a retomada inicial até a avaliação no final do processo com clareza e assertividade;
Práticas de avaliação
Sugestões práticas de avaliação e mediação para auxiliar no processo de compreensão das necessidades dos estudantes. Não é um protocolo de avaliação fechado.
Por onde começar?
Como mapear o ponto de partida de todo o trabalho pedagógico.
Organização da Sondagem Inicial Ampliada;
Recursos Facilitadores
Estratégias Múltiplas de Sondagem Presencial e Recursos de Sondagem no Ensino Remoto.
Monitoramento personalizado
Como monitorar o desenvolvimento dos estudantes e direcionar o planejamento assertivo
Planejamento Assertivo
Estabelecimento de metas direcionadas através do levantamento inicial, com foco em resultados reais
Encaminhamentos complementares
Saiba direcionar os encaminhamentos complementares de acordo com as demandas levantadas
Acessibilização do Currículo
Verifique e elimine as barreiras de acesso ao conteúdo, ampliando a aprendizagem dos estudantes.
- Perguntas frequentes
Tem Certificado?
Sim, o certificado digital é de 40 horas e será enviado para seu e-mail em até 48 horas após a realização da atividade proposta e a validação de sua presença nas aulas, de forma síncrona ou assíncrona.
O curso é considerado pelo MEC como Curso Livre tendo como Base Legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3°
As aulas são gravadas?
Teremos aulas gravadas e o encontro ao Vivo que também será gravado e você terá acesso através da página exclusiva de alunos da Inclutopia, por 6 (seis) meses.
O que preciso para acompanhar as aulas?
Equipamento e internet para acessar a Sala de Aula no Google Meet.
Após a validação de sua matrícula, você receberá todas as orientações para participar além do suporte da Equipe da Inclutopia em caso de dúvidas no acesso.
E os materiais da aula?
Todos os slides, modelos e arquivos utilizados serão disponibilizados em formato de PDF e estarão disponíveis para download na página exclusiva para alunos deste Grupo de Orientação e Estudo.
Garantia Inclutopia
Se após a aula você quiser desistir do Curso, devolvemos seu dinheiro $$.
Garantido!
Está alinhado a BNCC?
O foco do curso é sobre a individualidade do estudante e está alinhado às competências gerais da BNCC.
Vou receber modelos de Avaliação e Planejamento?
Sim, todos os modelos utilizados ou desenvolvidos nas aulas serão disponibilizados. IMPORTANTE: não é um protocolo de avaliação específico
Teremos um espaço para interação?
Sim, além da aula ao Vivo, vamos criar um grupo de WhatsApp (ativo por 30 dias) exclusivo para alunos do curso, onde poderão tirar suas dúvidas, trazer sugestões e compartilhar práticas.
Não será apenas mais um curso a nossa proposta e trazer um conteúdo direcionado para Estratégias e Práticas de Avaliação e Planejamento, muito prático e com fundamentação teórica.
Mas atenção, não é um Protocolo de Avaliação.
Já são mais de 580 alunos em nossos cursos, veja o depoimento de quem já participou:

Sobre sua professora

Pedagoga com Habilitação em Deficiência Intelectual e Deficiência auditiva
Especialização em Acessibilidade
Atuando há mais de 20 anos na orientação de escolas, professores e familiares na perspectiva da Educação Inclusiva