7 Atividades para Estimular o Desenvolvimento Motor de crianças com Deficiência ou Autismo

08/10/2021

O desenvolvimento motor é de extrema importância, pois é a partir desta aprendizagem que iremos reconhecer e controlar nosso próprio corpo. 

O desenvolvimento motor acontece combinando o processo de maturação biológica com os estímulos ambientais e muitas vezes o individuo desenvolve processos de adaptação e compensação para a realização de diferentes tarefas e movimentos.

Por isto a Estimulação é Essencial para que as crianças com Deficiência ou com Transtorno do Espectro Autista possam desenvolver seu potencial de forma mais ampla.

Mas como podemos estimular o desenvolvimento motor? 

A resposta é BRINCANDO, colocando o corpo em movimento e em contato com diferentes estímulos para que o individuo busque diferentes estratégias e possa experimentar diferentes habilidades. 

E para te auxiliar neste processo, separamos 7 Atividades simples de fazer, com baixo custo e que vão garantir momentos de diversão e de muito aprendizado.

Estimulando a Coordenação Motora Ampla

Então o que é Coordenação Motora Ampla?

A Coordenação Motora Ampla está relacionada com a habilidade de se movimentar de forma eficiente, utilizando as articulações e os músculos do corpo, por meio de comandos programados do cérebro, isto é, de forma voluntária: sentar, andar, correr, pular, pegar objetos entre outros.

Este desenvolvimento é observado desde os meses iniciais de vida até a Educação Infantil, principalmente,  

A coordenação motora ampla é aliada ao desenvolvimento cognitivo da criança, que está aprendendo a controlar seus impulsos.

Atividade 01 - O Equilibrista

O objetivo da atividade é desenvolver o senso de equilíbrio e o domínio corporal e para esta atividade você poderá utilizar uma corda estendida do chão. No início deixe a corda em linha reta e depois crie circuitos com curvas, por que são mais difíceis.

Utilizar a corda é mais interessante do que utilizar apenas a linha desenhada no chão por que cria um relevo que traz estímulos diferentes.

Crianças com dificuldades motoras podem precisar de apoio na marcha ou alguns podem realizar o percurso gatinhando se deslocando sentados caso ainda não andem, neste caso prenda a corda no chão com fita adesiva para segurança.


Atividade 02: Amarelinha de Caracol

A proposta é incrementar a amarelinha tradicional e desenhá-la em forma de Caracol, este desenho pode ser feito com giz ou com alguma tinta permanente no chão e em cada quadrado poderá conter números, ou formas geométricas ou letras do alfabeto dependendo do seu objetivo.

Conforme a criança adquirir mais controle motor, amplie o desafio e peça para ela alternar os pés durante os saltos por exemplo.

Para alunos sem marcha a brincadeira pode ser feita com a criança sentada no chão, se deslocando dentro de suas possibilidades e conforme orientado pelo fisioterapeuta ou clínico responsável.

Se não for possível sair da cadeira de rodas, desenhe sua Amarelinha Caracol de forma mais ampla para permitir o deslocamento.

Super importante: Desde o seu planejamento verifique a acessibilidade para todos os estudantes. 

Por exemplo na amarelinha, se tiver um estudante com cegueira podemos organizar nossa amarelinha com bambolês ou com diferentes texturas para diferenciar os quadros.

Se tiver alunos com baixa visão, atenção aos contrastes.

Atividade 03: Andando conforme a música

A ênfase desta atividade é estimular o ritmo, a atenção e a autorregulação. 

Prepare uma lista de músicas com diferentes ritmos ou utilize o som de um tambor diferente o desafio é estar atento e andar no ritmo do som. 

Quanto mais rápido a música mais rápido devo me mexer, quando a música vai ficando lenta meus movimentos serão mais lentos.

Quando a música parar, ninguém poderá se mexer.

Atividade 04: Jogo dos tecidos

Nesta atividade você irá precisar de um pedaço de tecido ou TNT e uma bola. 

Organize o grupo de criança de modo que cada uma segura uma ponta e o desafio é lançar a bola para o grupo com o tecido ao lado sem cair no chão.

Eles também podem explorar os movimentos livremente o que auxilia muito na regulação do trabalho de equipe, no controle muscular de força e na coordenação visomotora.

Lembre-se sempre de garantir apoios ou recursos para que todos os seus alunos participem, independente de suas características motoras.


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Atividades para estimulação: Crianças com deficiência ou autismo

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    Atividade 05: Tênis com Bexiga

    Para esta atividade você irá precisar de Bexigas variadas, pratos descartáveis, palitos de sorvete, fita crepe ou cola quente.

    Comece preparando as raquetes colando os palitos nos pratinhos com cola quente e reforçando com fita crepe. Após encha as bexigas.

    Agora é hora de combinar as regras do jogo com seus alunos, quais serão os times, como será a contagem de pontos.

    Mas não se esqueça que a regra principal é se divertir e explorar o controle motor de forma ampla, afinal nesta atividade a atenção, a coordenação visomotora, a estratégia e o controle de força serão muito utilizados.

    Estimulando a Coordenação Motora Fina

    O que é Coordenação Motora Fina?

    Na coordenação motora fina, verificamos o uso de músculos pequenos, como os das mãos e dos pés. 

    Ao desenhar, pintar ou manusear pequenos objetos, a criança realiza movimentos mais precisos, delicados, e desenvolve habilidades que a acompanharão por toda a vida. 

    Atividade 06: Carimbos Divertidos

    Aproveite diferentes materiais para estimular a coordenação visomotora, a criatividade, o senso estético através de carimbos.

    Você pode utilizar carimbos prontos, de legumes, de frutas, de cortiça (rolha), de rolinhos de papel higiênico e até algumas partes do corpo como mãos, ponta dos dedos e pés.

    Atividade 07: Alinhavo

    O alinhavo é um recurso muito rico no desenvolvimento da coordenação visomotora e da atenção. 

    Inicie com modelos mais simples e fáceis de executar e depois amplie a complexidade. 

    Você pode utilizar desde modelos prontos que as vezes encontramos na escola ou confeccionar junto com a turma a partir de papelão, EVA, cardarços ou barbantes.


    Quantas dicas interessantes para você aplicar na sua sala de aula ou na sua casa não é?

    Quer saber mais um pouco sobre este tema?

    Aproveite e assista a Orientação Inclusiva sobre o tema e conheça mais sobre as questões que interferem no desenvolvimento da coordenação motora, como podemos estimular e mais 4 jogos que desenvolvem as habilidades motoras de nossas crianças.