A avaliação, registros e relatórios na Educação Inclusiva - Webinários
A proposta desse artigo, é trazer algumas estratégias práticas que desenvolvi ao longo dos anos atuando em Salas de Recursos e como Professora Itinerante no Ensino regular.
Para esse tema minha pergunta central foi:
- O que eu gostaria de saber no início da minha carreira? O que me auxiliaria?
Aproveite a assista as aulas completas e baixe os E-books
>>>>> Aula 01: Avaliação e Sondagem
Quando falamos sobre Avaliação e Sondagem de alunos com deficiência ou com Transtornos do espectro autista na escola, precisamos sempre responder algumas questões:
- Qual é o objetivo dessa avaliação?
- Avaliação qualitativa?
- Avaliação quantitativa?
- Avaliação processual?
>>>>> Aula 02: Registros e Relatórios
O registro na prática pedagógica é muito importante. Sim, não importa as condições que enfrentamos, precisamos cuidar do registro.
A partir do registro podemos refletir [e propor] diferentes ações, embasar os relatórios finais e analisar o processo de aprendizagem dos alunos e alunas.
Além dos registros e relatórios obrigatórios, o papel investigativo do professor é exercido através de registros informais, mais livres em relação à obrigatoriedade são ricos do ponto de vista das informações, ideias e reflexões.