Adaptações de atividades nas séries finais - Passo a Passo prático
Apesar de haver diversos materiais voltados a alfabetização na literatura e também em páginas e redes sociais, geralmente eles se destinam ao público das séries iniciais do ensino fundamental.
Logo, seu aspecto é infantil, com imagens e vocabulário destinado às crianças.
Isto leva os professores que atuam nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio a buscar alternativas para adequar suas atividades de acordo com a faixa etária dos alunos.
Por isso convidamos a Profª Fabiane Schwade Januário, que atua na Sala de Recursos, para compartilhar um pouco da sua prática e sua experiência na adaptação de materiais para alunos nas séries finais;
Adaptação não é infantilização
A inclusão escolar obteve muitos avanços positivos nas últimas décadas.
Percebemos professores mais receptivos, se esforçando para desenvolver um bom trabalho juntos aos seus alunos.
Atividades adaptadas para as séries finais aos poucos também estão surgindo.
É fundamental que cada aluno seja respeitado dentro de suas particularidades e que os professores não confundam dificuldade com infantilidade.
Alunos maiores precisam de atenção de acordo com sua faixa etária que varia entre 11 e 18 anos, o que nos leva a evitar a seleção de materiais com a conotação infantil.
Esta busca nem sempre é fácil e efetiva, uma vez que as produções de materiais adaptados para o público das séries finais com dificuldade de aprendizagem é bastante escasso.
Quando consideramos a individualidade e a adequação à faixa etária faz com que os alunos e alunas se sintam mais acolhidos e isto certamente contribuirá para seu desenvolvimento escolar.
Trabalho em parceria
Os professores estão constantemente em busca de atividades, visto que ocasionalmente uma atividade contempla um aluno e o outro não.
Os professores de Sala de Recursos ou do Atendimento Educacional especializado (AEE) e os professores das disciplinas devem trabalhar de forma colaborativa avaliando e buscando recursos e estratégias quanto às necessidades de adaptações de atividades para os alunos com dificuldades de aprendizagem, considerando o contexto curricular que o aluno ou aluna está inserido.
Realizando as adaptações - Passo a Passo
Vamos a atividade inicial onde o professor solicitou que o aluno completasse as lacunas e pintasse cada uma das camadas da Terra destacando-as.
Esta atividade caberia a um aluno alfabetizado com boa interpretação e compreensão do que foi trabalhado em aula.
A pergunta traz muitas informações e tem como objetivo o reconhecimento de cada uma das camadas da Terra sua localização e seu nome.
Para cada necessidade uma proposta de adaptação:
Apoio visual e material de Consulta
Ter recursos concretos, material de apoio visual e de consulta permite que o aluno ou aluna realize a atividade mesmo quando apresentar dificuldades em memorizar a sequência dos nomes ou das cores propostas.
O material de apoio deve ser de fácil acesso, simples e objetivo para apoiar a aprendizagem do aluno ou aluna.
É importante também avaliar a compreensão dos itens de outras formas e não só através do preenchimento correto.
Recursos de apoio na Escrita
Adaptando a proposta para alunos com extrema dificuldade, que talvez não tenham ainda se apropriado da escrita, utilizamos o recurso de palavras chaves para que eles realizem o recorte e a colagem das palavras de acordo com o exemplo.
Essa atividade também não deve ser apenas mecânica, complemente suas explicações com outros recursos didáticos (vídeos, maquetes, outras imagens entre outros)
Considerações importantes
É importante enfatizar que o conteúdo da aula é o mesmo nos 3 níveis de dificuldade que simulamos. É esta a principal orientação que fazemos aos professores das disciplinas.
O propósito da inclusão escolar é oportunizar aos alunos o acesso à educação formal, sendo assim, mesmo que tenham muitas dificuldades de aprendizagem, as propostas em aula precisam ser as mesmas para todos os alunos, sem que haja segregação.
Já um dos objetivos do trabalho de contra turno com os alunos em Sala de Recursos é resgatar os conteúdos básicos (alfabetização, leitura, interpretação, escrita e cálculos), pois, sem esses conceitos básicos, os estudantes terão dificuldades em acompanhar o ensino regular.
O uso de pistas visuais
Veja na proposta acima onde há uma situação problema de matemática com 3 níveis diferentes de apoio e pistas:
- No exemplo nº 01 - Como pista visual o problema contém apenas figura indicativa do contexto Imagem da gaveta);
- No exemplo nº02 - Além da pista visual do contexto (gaveta de meias) traz também apoio visual para a contagem e a organização mental da solicitação da situação problema (pares de meia);
- No exemplo 03 - Além da pista visual do contexto (gaveta de meias) traz também apoio visual para a contagem e a organização mental da solicitação da situação problema (pares de meia) traz também a resposta em forma de alternativa, para auxiliar alunos com mais dificuldades em formular suas repostas;
Conteúdo elaborado por:
Fabiane Schwade Januário
Professora de Sala de Recursos
Tempo Certo Jogos e Atividades - https://tempocertojogoseatividades.blogspot.com/
Instagram: https://www.instagram.com/tempocertojogoseatividades/
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