Alfabetização e deficiência intelectual - diversificação de materiais

Fabiana Leme de Oliveira

Foto mão infantil montando letras com peças de encaixe
Foto mão infantil montando letras com peças de encaixe

No processo de alfabetização de alunos com deficiência intelectual é muito importante garantir uma diversidade de materiais, estímulos e estruturar tanto o conteúdo quanto o ambiente para facilitar a aprendizagem desses alunos. 

Não existem métodos ou estratégias específicas e nossas sugestões podem ser utilizadas com todos os alunos o que é o objetivo da educação inclusiva.

Veja algumas orientações importantes para sala de aula: 

  • Priorize a qualidade e não quantidade de atividades;
  • Solicite uma ou poucas ordens de cada vez;
  • Explique de modo claro e verifique se o aluno compreendeu a ordem ;
  • Use jogos e atividades divertidas, brincar é importante para todas idades
  • Lembre-se que o vínculo afetivo é importante sempre em todas as situações;
  • Use diferentes estratégias e materiais para um mesmo objetivo, estimulando assim a memória e a generalização;
Foto nome construído com barbante colorido
Foto nome construído com barbante colorido

Fabiana Leme de Oliveira
Fabiana Leme de Oliveira

Você tem dificuldades em avaliar alunos com dificuldades de aprendizagem? Deixe seu comentário, vamos conversar sobre isto!

Até o próximo artigo e aproveite para conhecer no INCLUzap.

O INCLUzap é nossa lista de transmissão exclusiva e aberta a todos interessados. Não é grupo, você recebe conteúdo exclusivo em educação inclusiva e pode tirar dúvidas e deixar sugestões de temas de estudo.