Atividade de contagem - Jogo acessível para dificuldades motoras

19/03/2021

Profª: Lucineia Mangerona Fukuzaki

A melhor forma de ensinar a matemática ao seu aluno é brincando!!!

Vamos aprender algumas técnicas para que o aluno com Paralisia Cerebral ou com dificuldades motoras possa participar mais ativamente e  aprender a contar, adicionar e subtrair!!!

Existem uma variedade de jogos e atividades que podemos utilizar para estimular a contagem, o que precisamos propor são recursos de acessibilidade para que o aluno ou aluna possa participar da forma mais ativa possível

Jogo: Acerte as quantidades

Num só jogo, ensinamos cores, contagem, relação número e quantidade e ainda trabalhamos a coordenação motora fina. 

Você irá precisar de:

  • Papelão;

  • Fita crepe;

  • Tesoura;

  • Tampinhas de refrigerante, água;

  • Lápis ou canetinha;

  • Material reciclado como potes ou copos de plásticos;

  • Giz de lousa, canetinha, giz de cera ou lápis de cor;


Já baixou nosso E-book?

Nesse E-book especial as profªs Ariane Vitoriano e Fabiana Leme, reuniram muitas orientações para Transformar a Equipe Escolar na maior Aliada da construção de uma Escola Inclusiva.

Vamos ao passo a passo

1 - Separe um papelão com cerca de 35 cm x 40 cm e cole rolinhos de fita crepe no verso.

Isso é importante para fixar o material na mesa ou  no local onde o aluno irá brincar.

2 - Dobre um pequena aba no papelão e escreva os números que desejar utilizando lápis, giz ou canetinha.

Os números escolhidos dependerão do seu objetivo;

3 - Faça rolinhos com a fita crepe e cole no fundo dos potinhos plásticos que você separou;

Fixe os potinho no papelão, um para cada número. Reforce a fixação do papelão na mesa com fita crepe nas laterais;

4 - Para alunos com dificuldades na coordenação motora fina (pinça) vamos utilizar a técnica do lápis com fita crepe.

Encampe a parte de trás do lápis ou caneta com fita crepe e deixe a parte colante para fora;

5 - Assim o aluno irá grudar as peças e levá-las até o potinho. 

O desafio é respeitar as quantidades. Procures estimular ao máximo a autonomia, se for preciso ajude a soltar a tampinha no pote desejado.

6 - Para alunos com dificuldades motoras utilize o pregador de roupas como apoio para pegar o lápis ou ajude o posicionamento da mão, segurando o lápis.


Dica importante

Para o alunos que utilizam a comunicação alternativa, é fundamental estimular o aluno a apontar em sua prancha de comunicação o número (referente a quantidade) ou a cor que segurou o objeto.

Neste caso a resposta do aluno será de acordo com a pergunta do professor.

Que tal experimentar esse jogo? Conte aqui, nos comentários.  

Profª: Lucineia Mangerona Fukuzaki

Especialização em Tecnologia Assistiva ,Projetos e Acessibilidade pela UNESP

Especialização em Atendimento Educacional Especializado pela UEM

Pedagoga com Habilitação em Deficiência Física

Pós graduação em Mídias da Educação pela UFSJ

Pós graduação em Psicopedagogia pela Universidade da Aldeia de Carapicuíba

Atua em sala de recursos para alunos com deficiência física desde 2000.