Atividades de memória auditiva: adaptações para crianças com deficiência ou autismo #emcasa
Fabiana Leme
Treinar a atenção aos sons auxilia muito no desenvolvimento da fala, da linguagem e nas atividades de alfabetização.
Nessa atividade sequenciada de hoje, vamos trabalhar:
- atenção, a imitação, a discriminação auditiva, a memória e o registro, além de ser uma atividade simples de ser realizada e divertida!
Para realizar essa atividade vamos precisar de:
- 1 panela ou bacia;
- 1 Colher de pau ou 1 graveto
- 1 garrafa de plástico usada
- 1 punhado de arroz, feijão, milho ou pedrinhas (para fazer barulho)
- Fichas de sequências e registro (arquivo para download no fim do artigo)
Brincando com os sons
O objetivo da atividade é que a criança reproduza os sons na sequência, comece com um som de cada vez:
- Bata a colher de pau na panela e mostre o cartão da panela;
- Chacoalhe a garrafa com os grãos e mostre o cartão com a garrafa;
Para crianças com maior dificuldade de compreensão, o objetivo pode ser fazer a relação entre som e imagem, então uma vez a criança pega o cartão e na outra vez irá fazer o som do cartão mostrado.
Como registro poderá colar a sequência dos cartões a partir do que acertou;
Oriente a família que muitas vezes é preciso ter contato com o mesmo material diversas vezes até que a criança compreenda o precisa ser feito, o importante é não desistir!
Desafiando a memória
Nessa etapa da brincadeira crie uma sequência de sons, por exemplo: panela > garrafa > panela e peça para que a criança pegue os cartões e coloque na ordem que foi realizado.
Para deixar mais desafiador, convide a criança a fechar os olhos e escutar atentamente a sequência dos sons e então pegar os cartões na ordem que foi realizado.
Criando sua música
Organize os cartões em uma sequência e peça para a criança tocar a "música" seguindo a ordem, por exemplo: panela > panela> garrafa> panela. Vocês também podem organizar uma banda improvisada e cada uma toca o seu instrumento na ordem, criando sons e se divertindo muito!
Super karaokê
Depois de brincar bastante e treinar a percepção auditiva e a memória é hora de soltar a voz e desenvolver o ritmo.
Escolha uma música que a criança conheça e goste, pode estar tocando no rádio, no celular ou até somente cantada;
Agora todos vamos cantar e utilizar os instrumentos para acompanhar a música!
Essa atividade além de trabalhar o ritmo também traz a afetividade que é muito importante no desenvolvimento infantil. Aproveite!
O que você achou dessa orientação?
Viu como uma atividade simples de realizar pode ser cheia de aprendizado?
Aproveite os comentários para me contar como foi brincar, para quem você indicou e se criou uma nova brincadeira a partir dessa dica;