Atraso intelectual - o que significa esse diagnóstico?
Fabiana Leme de Oliveira
![Foto: médico seguranddo prancheta e ao fundo um pessoa sentada](https://d54eb29570.clvaw-cdnwnd.com/e792e890f2d5bd7d9b4ed8702ddcea9c/200000338-0def50def7/07.-Servi%C3%A7os-Planos-Interven%C3%A7%C3%A3o_filtro.jpg?ph=d54eb29570)
Quando a família recebe um diagnóstico surgem muitas dúvidas.
O que é atraso intelectual? Qual a diferença para uma dificuldade de aprendizagem? E a deficiência intelectual?
Por isso a informação é fundamental para que essa família possa se reestruturar e compreender o que muda em suas vidas, quais as melhores formas de estimular essa criança e quais profissionais são necessários para auxiliá-los nessa tarefa.
Pensando nesse momento, seguem algumas orientações importantes:
O atraso intelectual é um diagnóstico referente a deficiência intelectual. Diferente de um atraso apenas a deficiência intelectual é um transtorno do desenvolvimento que compromete o desenvolvimento global do indivíduo. Afinal, o que é deficiência intelectual?
Segundo a American Association on Intellectual and Developmental Disabilities* "a deficiência intelectual é uma deficiência caracterizada por limitações significativas tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo, que abrange muitas habilidades sociais e práticas cotidianas. Esta deficiência tem origem antes dos 18 anos".
Então o que fazer?
A estimulação é fundamental para que a criança desenvolva ao máximo o seu potencial, essa estimulação pode ser realizada por profissionais nas áreas da linguagem (fonoaudiólogo), motora (fisioterapeuta, psicomotricista) e das habilidades sociais e de aprendizagem (psicólogos, psicopedagogos).
Em casa, no seu dia a dia, você também pode estimular (e muito!) o desenvolvimento da criança. Aproveite essas orientações abaixo:
![](https://d54eb29570.clvaw-cdnwnd.com/e792e890f2d5bd7d9b4ed8702ddcea9c/200000339-8f0b88f0bb/images.jpg?ph=d54eb29570)
- Estimule a nomeação dos alimentos, dos diferentes objetos em casa, o nome das pessoas que convivem com a criança, os animais de estimação.
- Estimule a compreensão de solicitações incentivando a autonomia. Às vezes no início pode ser difícil, mas é importante persistir e continuar solicitando e não realizando as atividades por eles;
- Faça uma parceria efetiva com a escola. Acompanhe o desenvolvimento do seu filho ou filha, observe os materiais e agendas, observando se a criança está sendo estimulado e incluído com a turma;
![Fabiana Leme](https://d54eb29570.clvaw-cdnwnd.com/e792e890f2d5bd7d9b4ed8702ddcea9c/200000225-c5372c6331/Design%20sem%20nome%20%284%29.png?ph=d54eb29570)
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