Avaliação e sondagem na Educação Inclusiva
Fabiana Leme de Oliveira
A proposta desse artigo, é trazer algumas estratégias práticas que desenvolvi ao longo dos anos atuando em Salas de Recursos e como Professora Itinerante no Ensino regular.
Para esse tema minha pergunta central foi:
- O que eu gostaria de saber no início da minha carreira? O que me auxiliaria?
E foi exatamente o que preparamos:
- Aula exclusiva (gravada);
- E-book para você baixar;
Quando falamos sobre Avaliação e Sondagem de alunos com deficiência ou com Transtornos do espectro autista na escola, precisamos sempre responder algumas questões:
- Qual é o objetivo dessa avaliação?
- Avaliação qualitativa?
- Avaliação quantitativa?
- Avaliação processual?
Os modelos de avaliação foram evoluindo conforme as diferentes teorias de aprendizagem foram sendo desenvolvidas, mas quando falamos da avaliação na Educação Inclusiva existem muitas dúvidas por onde começar, como realizar, de que forma registrar e como dar continuidade no processo;
Assista a aula completa, e conheça algumas estratégias práticas de sondagem e avaliação:
Aproveite e Baixe o E-book da aula aqui:
Como vimos na aula, alguns aspectos importantes no processo de avaliação e sondagem são:
- Vínculo e confiança;
- Motivação e engajamento na proposta;
- Estado físico do aluno, da aluna;
- Fatores externos: barulho, calor, pouco tempo entre outros;
Por que realizar uma Sondagem Ativa?
Como dissemos na aula, temos vários modelos de avaliação, mas é muito importante conhecer formas de explorar qual é o potencial de aprendizagem do seu aluno, da sua aluna;
A sondagem ativa não é uma metodologia de checagem de resultados;
O foco dessa metodologia é orientar o processo de ensino e aprendizagem e pode ser desenvolvida com alunos com ou sem deficiência ou autismo, pois promove uma reflexão tanto do professor quanto do aluno.