Bambobol: Estimule a psicomotricidade brincando
Profª Araceli Bueno
Brincando também se aprende!
Quem não gosta de brincar?
Difícil responder não á essa pergunta!
E se a brincadeira ainda trouxer, além da diversão, aprendizado e estimular o desenvolvimento psicomotor, melhor ainda, não é?
Minha sugestão é o Bambobol!
Sabe aquela atividade simples, gostosa e que trabalha muitas coisas que a gente nem percebe?
Ela é tudo isso, confira!
Essa é uma atividade democrática, pois todos podem realizar, possibilita lançar a bola na posição sentada, em pé e até deitada, da maneira que for possível para que seu aluno participe!
Conheci essa atividade através de um grande amigo de profissão há anos atrás (fica aqui meu abraço á você Eder!) e que sempre conquista quem participa, independente de idade, pois já apliquei de crianças à terceira idade!
Os pedidos para repetir a atividade são garantidos!
Para a atividade, vamos precisar:
- 2 aros (bambolês)
- bolinhas (bolinhas de borracha, bolinhas de tênis, da piscina de bolinha...).
- Apito (opcional)
- 1 cano de p.v.c. cortado ao meio (opcional)
Um dos aros será a demarcação de onde o jogador vai se posicionar para lançar a bolinha e o outro será posicionado mais a frente e distante, pois será onde o jogador vai tentar acertar as bolinhas.
O desenvolvimento da atividade é simples:
O participante tem como objetivo lançar as bolinhas em direção ao bambolê que se encontra à sua frente de maneira que elas fiquem dentro do bambolê e assim marcar seu ponto, ou simplesmente comemorar o feito!
Tem aluno com deficiência física?
Ele pode lanças a bolinha de sua cadeira tranquilamente e se os movimentos de membros superiores forem reduzidos, uma canaleta (um cano de p.v.c cortado ao meio) é uma boa alternativa!
Basta posiciona-lo próximo a mão de seu aluno e pedir para que esse solte a bolinha, além do próprio aluno poder dar as orientações de como ele quer a canaleta posicionada: mas a direita ou esquerda (já vamos trabalhando a lateralidade!).
Como deixar acessível para seu aluno com deficiência visual?
Auxilie-o a se posicionar de frente para o bambolê que vai receber as bolinhas e utilize comandos e estímulos sonoros para que ele se localize e realize o lançamento.
Confira no vídeo abaixo como fazer a atividade e as dicas para tornar a atividade acessível:
Muitas aprendizagens:
Ao se posicionar para o lançamento, o aluno se organiza mentalmente e motoramente, estimulando a tonicidade e equilíbrio.
Ao lançar a bolinha é preciso perceber a distância, velocidade e força necessária para colocar a bolinha lá dentro... Orientação espaço-temporal, coordenação óculo-manual, praxia global e fina a todo vapor!
E ainda dentro da atividade, podemos contar os pontos, atribuir valores diferentes a cada cor, trabalhar conceito de dentro e fora e o que mais quisermos.
Tudo isso e ainda agregar momentos de prazer e memoria afetiva aos nossos alunos.
Araceli Bueno
Professora de Educação Física (Fefisa).
Especialista em Psicomotricidade e Atividade Física Adaptada (FMU).
Especialista em Pedagogia do Movimento (Unicamp).
Atua como professora de Atividade Física Adaptada desde 2000.