Bambobol: Estimule a psicomotricidade brincando

20/01/2022

Profª Araceli Bueno

Foto: 2 crianças brincando com bambolê ao ar livre
Foto: 2 crianças brincando com bambolê ao ar livre

Brincando também se aprende!

Quem não gosta de brincar?

Difícil responder não á essa pergunta!
E se a brincadeira ainda trouxer, além da diversão, aprendizado e estimular o desenvolvimento psicomotor, melhor ainda, não é?
Minha sugestão é o Bambobol!
Sabe aquela atividade simples, gostosa e que trabalha muitas coisas que a gente nem percebe?
Ela é tudo isso, confira!

Essa  é uma atividade democrática, pois todos podem realizar, possibilita lançar a bola na posição sentada, em pé e até deitada, da maneira que for possível para que seu aluno participe!

Conheci essa atividade através de um grande amigo de profissão há anos atrás (fica aqui meu abraço á você Eder!) e que sempre conquista quem participa, independente de idade, pois já apliquei de crianças à terceira idade!

 Os pedidos para repetir a atividade são garantidos!

Foto: 2 bambolês com 3 bolinhas de borracha. Bambobol
Foto: 2 bambolês com 3 bolinhas de borracha. Bambobol

Para a atividade, vamos precisar:

  • 2 aros (bambolês)
  • bolinhas (bolinhas de borracha, bolinhas de tênis, da piscina de bolinha...).
  • Apito (opcional)
  • 1 cano de p.v.c. cortado ao meio (opcional)

Um dos aros será a demarcação de onde o jogador vai se posicionar para lançar a bolinha e o outro será posicionado mais a frente e distante, pois será onde o jogador vai tentar acertar as bolinhas.

O desenvolvimento da atividade é simples: 

O participante tem como objetivo lançar as bolinhas em direção ao bambolê que se encontra à sua frente de maneira que elas fiquem dentro do bambolê e assim marcar seu ponto, ou simplesmente comemorar o feito!

Tem aluno com deficiência física?

Ele pode lanças a bolinha de sua cadeira tranquilamente e se os movimentos de membros superiores forem reduzidos, uma canaleta (um cano de p.v.c cortado ao meio) é uma boa alternativa! 

Basta posiciona-lo próximo a mão de seu aluno e pedir para que esse solte a bolinha, além do próprio aluno poder dar as orientações de como ele quer a canaleta posicionada: mas a direita ou esquerda (já vamos trabalhando a lateralidade!).

Como deixar acessível para seu aluno com deficiência visual? 

Auxilie-o a se posicionar de frente para o bambolê que vai receber as bolinhas e utilize comandos e estímulos sonoros para que ele se localize e realize o lançamento.

Confira no vídeo abaixo como fazer a atividade e as dicas para tornar a atividade acessível:

Muitas aprendizagens:

Ao se posicionar para o lançamento, o aluno se organiza mentalmente e motoramente, estimulando a tonicidade e equilíbrio.

Ao lançar a bolinha é preciso perceber a distância, velocidade e força necessária para colocar a bolinha lá dentro... Orientação espaço-temporal, coordenação óculo-manual, praxia global e fina a todo vapor!

E ainda dentro da atividade, podemos contar os pontos, atribuir valores diferentes a cada cor, trabalhar conceito de dentro e fora e o que mais quisermos. 

Tudo isso e ainda agregar momentos de prazer e memoria afetiva aos nossos alunos.

Araceli Bueno

Professora de Educação Física (Fefisa).
Especialista em Psicomotricidade e Atividade Física Adaptada (FMU).
Especialista em Pedagogia do Movimento (Unicamp).
Atua como professora de Atividade Física Adaptada desde 2000.