Brincando de Lince, estimulando a alfabetização!
Compartilhar conhecimentos e experiências é fundamental na educação. Enriquece a prática, nos faz refletir em diferentes formas de utilizar um material e amplia nosso olhar sobre o processo de aprendizagem.
A sugestão de hoje é da professora Sandra Candido Zanetti* que utiliza o jogo de Lince na sua sala de aula; Muito além de encontrar as figuras apenas, podemos explorar esse recurso de diferentes formas, veja algumas sugestões:
1 -Você pode criar o seu próprio jogo, utilizando figuras, palavras, números, formas geométricas, verbos, substantivos entre outras categorias de acordo com o seu objetivo; Para confeccionar é importante pensar:
- Na qualidade das imagens que podem ser impressas ou recortadas de folhetos ou revistas;
- Mantenha um bom contraste do fundo com as imagens;
- Proteja seu jogo plastificando ou revestindo com adesivo plástico transparente;
2 - Classificação:
Depois de encontrar as figuras no tabuleiro solicite que os alunos separem as figuras por categorias: animais, frutas, meios de transporte. Você pode ainda desafiá-los a criarem subcategorias tais como: animais aquáticos e animais terrestres, por exemplo.
3 - Raciocínio multiplicativo
Utilize as fichas do jogo e oriente a organização em fileiras de 2 em 2; 3 em 3; 4 em 4 para contagem, estimulando o raciocínio multiplicativo;
Você pode atualizar material concreto para contagem ou solicitar que os alunos registrem numa folha de papel;
4 - Produção de texto:
Aproveite as fichas do jogo e invente com seus alunos uma história "maluca", você sorteia uma peça e começa o enredo da história. O próximo jogador precisa pegar uma ficha e continuar a história de onde você parou e encaixar a ficha sorteado no enredo da história e assim sucessivamente. Não vale inventar histórias paralelas, mas sim continuar de onde o outro parou;
Para registrar você pode eleger um aluno como escriba ou gravar a história para depois escrever.
5 - Atenção e coordenação motora
Desafie seu aluno, sua aluna a recolher todas as fichas apenas com uma mão. Nessa atividade você pode inserir a contagem dos elementos, ou ainda a nomeação. Assim você estimulará a atenção, a linguagem e a coordenação motora.
Conteúdo elaborado por:
Pedagoga, com pós graduação em Gestão no Ensino da Educação Básica e especialização em Capacitação de Recursos Humanos em Educação Especial: Deficiência Intelectual
Atualmente atua em 4 escolas da rede Municipal e Estadual de Ensino na cidade de Bento Gonçalves - RS, com alunos que apresentam as mais variadas necessidades especiais, em salas de recursos AEE ( Atendimento Educacional Especializado) de 1º ao 9º ano Ensino Fundamental.