Brincando de Lince, estimulando a alfabetização! #INCLUprática

Foto de aluno com fichas e tabuleiro
Foto de aluno com fichas e tabuleiro

Compartilhar conhecimentos e experiências é fundamental na educação. Enriquece a prática, nos faz refletir em diferentes formas de utilizar um material e amplia nosso olhar sobre o processo de aprendizagem.

A sugestão de hoje é da professora Sandra Candido Zanetti* que utiliza o jogo de Lince na sua sala de aula; Muito além de encontrar as figuras apenas, podemos explorar esse recurso de diferentes formas, veja algumas sugestões:

1 -Você pode criar o seu próprio jogo, utilizando figuras, palavras, números, formas geométricas, verbos, substantivos entre outras categorias de acordo com o seu objetivo; Para confeccionar é importante pensar: 

  • Na qualidade das imagens que podem ser impressas ou recortadas de folhetos ou revistas;
  • Mantenha um bom contraste do fundo com as imagens;
  • Proteja seu jogo plastificando ou revestindo com adesivo plástico transparente;
montagem de fotos com diferentes tipo de lince confecionados
montagem de fotos com diferentes tipo de lince confecionados

2 - Classificação:

Depois de encontrar as figuras no tabuleiro solicite que os alunos separem as figuras por categorias: animais, frutas, meios de transporte. Você pode ainda desafiá-los a criarem subcategorias tais como: animais aquáticos e animais terrestres, por exemplo.

3 - Raciocínio multiplicativo

Utilize as fichas do jogo e oriente a organização em fileiras de 2 em 2; 3 em 3; 4 em 4 para contagem, estimulando o raciocínio multiplicativo;

Você pode atualizar material concreto para contagem ou solicitar que os alunos registrem numa folha de papel;

foto da atividade de contagem das fichas
foto da atividade de contagem das fichas

4 - Produção de texto:

Aproveite as fichas do jogo e invente com seus alunos uma história "maluca", você sorteia uma peça e começa o enredo da história. O próximo jogador precisa pegar uma ficha e continuar a história de onde você parou e encaixar a ficha sorteado no enredo da história e assim sucessivamente. Não vale inventar histórias paralelas, mas sim continuar de onde o outro parou;

Para registrar você pode eleger um aluno como escriba ou gravar a história para depois escrever.

5 - Atenção e coordenação motora

Desafie seu aluno, sua aluna a recolher todas as fichas apenas com uma mão. Nessa atividade você pode inserir a contagem dos elementos, ou ainda a nomeação. Assim você estimulará a atenção, a linguagem e a coordenação motora.


 Conteúdo elaborado por:  

Foto: Profª Sandra Candido Zanetti
Foto: Profª Sandra Candido Zanetti

Pedagoga, com pós graduação em  Gestão no Ensino da Educação Básica e  especialização em Capacitação de Recursos Humanos em Educação Especial: Deficiência Intelectual

Atualmente atua em 4 escolas da rede Municipal e Estadual de Ensino na cidade de Bento Gonçalves - RS, com alunos que apresentam as mais variadas necessidades especiais, em salas de recursos AEE ( Atendimento Educacional Especializado) de 1º ao 9º ano Ensino Fundamental.


Você tem uma prática que gostaria de compartilhar? Entre em contato conosco, em nosso whatsApp (11) 95956-5945 ou clique aqui.

"O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar." Sócrates