Como adaptar atividades para alunos com baixa visão: 15 orientações importantes

Fabiana Leme de Oliveira
Óculos em cima de uma Tabela de letras para teste visual
Óculos em cima de uma Tabela de letras para teste visual

Quando temos um aluno com baixa visão na sala de aula, precisamos ficar atentos para algumas orientações importantes na hora de adaptar atividades e de como oferecer diferentes materiais pensando na acessibilidade ao conteúdo favorecendo a aprendizagem.

Quando falamos de baixa visão, estamos nos referindo a uma série de condições visuais e com muitas possibilidades. Muito além dos resultados dos exames oftalmológicos, na escola o mais importante e como este aluno usa sua visão.

Então como professores e professoras podem ter uma ação positiva e que auxilie a aprendizagem deste aluno? Vamos algumas orientações importantes:

foto de uma lâmpada acessa no escuro
foto de uma lâmpada acessa no escuro
  • É muito importante controlar a iluminação do ambiente, luz em excesso podem causar ofuscamento;
  • O contrário, ambientes com pouca iluminação, também podem prejudicar a eficiência e o conforto visual;
  • Verifique se não há reflexos na lousa, que impeçam uma boa visualização;
  • Permita que o aluno possa mudar de carteira para visualizar a lousa, sempre que necessário;
  • Permita que o aluno possa mudar de carteira para visualizar a lousa, sempre que necessário;
  • O tamanho e o tipo das letras é muito importante, normalmente testamos diferentes tamanhos e tentamos ir diminuindo ao máximo. 
  • O recomendado é começar com fontes do tipo ARIAL ou VERDANA tamanho 24 e verificar se o aluno apresenta boa visualização;
  • Mantenha um bom contraste, facilita muito a leitura.
  • Nas atividades mantenha apenas o que for necessário, evite bordas, desenhos extras que deixem o material visualmente poluído;
Exemplo de contraste (fundo preto escrito em amarelo) e falta de contraste ( fundo verde escrito de amarelo)
Exemplo de contraste (fundo preto escrito em amarelo) e falta de contraste ( fundo verde escrito de amarelo)

foto plano inclinado de MDF
foto plano inclinado de MDF
  • Permita que o aluno aproxime o material de leitura para perto dos olhos. Isso não prejudica a visão.

  • Para melhorar a postura use um plano inclinado;

  • Permitir que ela movimente sua cabeça buscando a posição que mais favorece o uso do seu campo de visão.

foto de uma lupa sobre um livro aberto
foto de uma lupa sobre um livro aberto
  • Existem muitas tecnologias assistivas que podem auxiliar na ampliação para leitura, tais como: lupas, telelupas e telebinoculares.
  • Verifique se a pauta, as linhas dos cadernos estão visíveis ou se o aluno necessita de cadernos com pautas ampliadas;
  • A orientação mais importante é sempre perguntar ao aluno como se o recurso, o tamanho de letra, da pauta do caderno e se sua posição na sala de aula estão adequados. É importante sempre retomar este diálogo, pois, muitas condições visuais se alteram com o tempo e serão necessário novos ajustes.

Estas orientações são gerais, mas com certeza auxiliam ao professor, à professora no planejamento inicial com um aluno com baixa visão. Ainda tem dúvidas, quer relatar sua experiência? 

Aproveite os comentários, vamos conversar mais e levar estas informações para mais pessoas.

Fabiana Leme de Oliveira
Fabiana Leme de Oliveira

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