Comunicação Alternativa na Interpretação de Histórias - Passo a Passo simples
Lucineia Mangerona Fukuzaki
Quem já teve a experiência de contar uma história para seu aluno com paralisia cerebral e perceber que não consegue respostas para suas perguntas?
O aluno não tem oralização ou sua fala é muito lenta, de difícil compreensão.
Então o que fazer?
Existem muitas formas de comunicação alternativas que ajudam no desenvolvimento e na aprendizagem do aluno.
O que é a comunicação alternativa?
O termo Comunicação Aumentativa e Alternativa foi traduzido do inglês Augmentative and Alternative Communication - AAC. Além do termo resumido "Comunicação Alternativa", no Brasil também encontramos as terminologias "Comunicação Ampliada e Alternativa - CAA" e "Comunicação Suplementar e Alternativa - CSA".
A Comunicação Alternativa pode ser definida por um conjunto de práticas comunicativas, que agrega vários recursos para ajudar as pessoas que não possuem fala ou escrita funcional, ou que não possuam habilidades de se comunicar satisfatoriamente em razão de deficiência ou transtorno.
Lembrando que o profissional responsável para a indicação é a fonoaudióloga que após verificação das
necessidades do aluno irá apresentar tipos de comunicação adequada, a partir da indicação a atuação em parceria da família, escola e profissionais clínicos é fundamental.
Vamos conhecer alguns exemplos:
PCS -Picture Communication Symbols
PCS -Picture Communication Symbols (Símbolos de Comunicação Pictórica) .
A partir das figuras é criada uma prancha de comunicação para que o aluno possa se comunicar.
Cartões de Comunicação Alternativa
São vários cartões de comunicação com símbolos gráficos representativos de mensagens.
Os cartões estão organizados por categorias de símbolos e cada categoria se distingue por apresentar uma cor de moldura diferente.
Recursos para Contação de Histórias
Que tal aprender a confeccionar um recurso para auxiliar na hora da interpretação de Histórias?
Utilizando materiais simples, podemos ampliar nossa compreensão da comunicação de nosso aluno ou aluna com Deficiência física e dificuldades na comunicação.
Vamos ao Passo a Passo?
Você vai precisar de:
- Escolha uma história (Aqui como exemplo vamos utilizar: Pastorzinho mentiroso, uma fábula de Esopo e dos Irmãos Grimm)
- Tesoura
- Cola
- Figuras da história impressas
- Plástico Adesivo Transparente
- Papelão
Separe todos os materiais necessários.
Passe cola atrás da figura ainda sem recortar e cole no papelão.
Após coladas as figuras, tire o excesso de papel com o estilete
Faça o acabamento, tirando os excessos, com uma tesoura.
Proteja o material com plástico adesivo transparente, pois há alunos que apresentam sialorreia, ou seja, aquela salivação excessiva e assim o material que poderá ser utilizado mais vezes.
O material está pronto para ser utilizado!
Como utilizar?
Após a leitura para o aluno, apresente dois ou três cartões da história para cada pergunta que irá fazer.
Os cartões deverão estar próximos ao aluno para que ele possa segurar o cartão da resposta e lhe mostrar.
Por exemplo: Quem é o personagem principal da história? Ou quem é o pastorzinho mentiroso?
Após o aluno entregar o cartão correto, você pode ir montando a história com os cartões que ele acertar.
Dessa forma será possível verificar que o aluno compreendeu sua estória.
Esse tipo de adaptação é ideal para alunos com paralisia cerebral que não apresentam a comunicação
oral, mas que tem a função motora de segurar objetos.
Para alunos que não tem a função motora de segurar os objetos, o professor pode combinar com o aluno outras formas de dar as respostas como:
- Apontar com o dedo para o cartão correto;
- Solicitar ao aluno piscar os olhos quando o professor mostrar o cartão correto;
- Sorrir quando o professor mostrar o cartão correto;
Você gostou da história?
Caso o aluno possua a prancha de comunicação alternativa, descubra junto com ele o que achou da história, se gostou, se foi difícil compreender etc.
Para isso, verifique se a prancha do aluno contém os verbos, adjetivos necessários para as respostas. Caso não tenha, solicite a fonoaudióloga do aluno para acrescentar.
Alunos com dificuldade motora gravíssima, o professor deverá mostrar o cartão correto ao aluno.
Neste
caso o professor também será o escriba.
Profª: Lucineia Mangerona Fukuzaki
Especialização em Tecnologia Assistiva ,Projetos e Acessibilidade pela UNESP
Especialização em Atendimento Educacional Especializado pela UEM
Pedagoga com Habilitação em Deficiência Física
Pós graduação em Midias da Educação pela UFSJ
Pós graduação em Psicopedagogia pela Universidade da Aldeia de CarapicuibaAtua em sala de recursos para alunos com deficiência física desde 2000.