Criando atividades no WhatsApp para alunos com deficiência ou autismo - Passo a Passo
Fabiana Leme de Oliveira
Novos tempos, pedem novas respostas. Sim, estamos vivendo um período que o distanciamento social nos impõem modificar nossas estratégias, nossas formas de fazer e buscar inovações para levar atividades de foma remota aos nossos alunos e alunas;
E quando temos um aluno com deficiência ou autismo com um grau de comprometimento maior e que necessita de apoios intensos para realizar suas atividades, o que podemos encaminhar? Quais atividades podem ser significativas?
Pensando nisso criamos um roteiro para você criar diferentes sequências didáticas utilizando o WhatsApp como recurso de comunicação e interatividade. Vamos ao Passo a Passo:
1. Planejamento
Reveja seus objetivos de ensino para seu aluno ou aluna. Nesse momento não será possível você dar continuidade no que foi planejado para ser realizado de forma presencial.
Muitas vezes o papel da atividade remota é manter o vínculo com o aluno ou aluna, desenvolver uma rotina alternativa para que o aluno se estruture ou até trabalhar conceitos mais voltados para os assuntos domésticos (nome dos familiares, dias da semana, datas importantes na família).
2. Preparação
Elabore um roteiro para sua atividade, selecione as imagens que você vai utilizar, músicas, materiais e faça uma estimativa de tempo para conclusão da atividade;
Procure manter um cronograma estruturado para que você, o aluno e a família se habituem e se organizem;
3. Orientação antecipada à família
Esse item é fundamental! Antes do início da atividade encaminhe um áudio explicando:
- Qual será a atividade e o seu objetivo;
- Quais materiais vocês irão utilizar;
- Que se o aluno ou aluna não quiser participar daquele momento, tentaremos em outro dia;
- Oriente ao familiar que antecipe o momento da atividade na rotina;
- Veja se precisam de auxílio para utilizar a tecnologia (ouvir áudios, usar vídeo chamada)
Sequência didática: Encontre as cores
Objetivo:
Estruturar uma rotina de atividades de forma remota, junto com um dos familiares;
Obs.: Essa sugestão foi elaborada direcionada ao perfil de alunos com dificuldades de concentração, agitação psicomotora, atraso na linguagem, atraso cognitivo e que apresentam dificuldades em realizar atividades formais, escritas.
Preparação:
No dia anterior, peça para a família separar 2 objetos, da casa, com cores iguais;
Peça para que tirem fotos dos objetos de forma separada como exemplo abaixo:
A sugestão de usar fotos com objetos da casa (concretos) é direcionada aos alunos que encontram mais dificuldades em compreender conceitos abstratos. Conforme os conceitos forem se ampliando é possível ampliar os objetivos da atividade, mostrando cartões coloridos e solicitando que que o aluno busque objetos da casa para pareamento, por exemplo;
Hora da atividade:
Essa sugestão está direcionada à alunos com um grau de comprometimento maior e por isso é fundamental a presença e a mediação de um familiar durante toda a atividade!
Para iniciar antes de começar uma vídeo chamada ou mandar os áudios orientando, encaminhe um cartão de rotina para marcar o início da atividade.
Quer fazer o download desse cartão?
Realizando a atividade:
Quando tudo estiver pronto, inicie uma vídeo chamada e vá orientando a atividade de acordo com seu objetivo: Reconhecer uma cor, parear as cores corretamente;
Você também pode encaminhar áudios orientando a atividade, esse recurso é importante se a internet do celular da família não tiver condições de sustentar uma vídeo chamada.
Lembre-se de acolher e estimular uma relação positiva entre o familiar que está acompanhando a atividade e o aluno e a aluna. Nesse momento de distanciamento, nosso maior objetivo é preservar a relação entre as pessoas, evitando conflitos desnecessários.
Fique atento ao tempo de atenção
Antes de repetir a atividade, pergunte ao aluno se deseja continuar e o estimule a expressar seu desejo de alguma forma. Com um sorriso, falando, com um "positivo" ou "negativo" com as mãos ou até através de apontamento em figuras.
É fundamental observar o tempo de sustentação da atividade, evitando excessos que podem desestruturar o aluno ou a aluna.
Quer fazer o download desse cartão?
Finalizando a atividade
Como fizemos no início da atividade é preciso estruturar a finalização, o encerramento da atividade.
Esse processo, quando repetido ao longo do tempo amplia o tempo de sustentação durante a atividade.
Quer fazer o download desse cartão?
Registro e avaliação
É muito importante registrar a atividade e fazer uma avaliação junto aos familiares. Você pode registrar através de fotos de como o aluno ou aluna realizou as propostas e "prints" da tela do seu celular se você estiver em vídeo chamada.
Também peça para o familiar que acompanhou a atividade te contar o que percebeu durante a atividade, o que o aluno desenvolveu e também estimule o aluno a contar se gostou ou não da atividade, através de palavras ou expressão corporal.
Veja como sua sequência pode ficar no vídeo:
Gostou desse passo a passo? Tenho certeza que vai auxiliar muitas pessoas, por isso, comente aqui abaixo sua experiência e compartilhe em suas redes sociais!