Dinâmicas intrapessoais - autoconhecimento e empatia
Quando falamos de educação inclusiva é preciso conhecer diferentes técnicas e formas de ensinar os conteúdos, mas acima de tudo precisamos desenvolver diferentes habilidades emocionais e cognitivas para ampliar e qualificar nossa convivência social na direção de um mundo com mais respeito e igualdade de direitos.
Pensando nisso a nossa sugestão de hoje é uma dinâmica para trabalhar as competências intrapessoais, enfocando a empatia e o autoconhecimento como ponto de partida para uma reflexão mais ampla.
Dinâmica Intrapessoal
- Indicado para crianças acima de 8 anos;
- Objetivo: Desenvolver habilidades para o autoconhecimento e empatia, visando uma ampliação nas atividades e relações humanas, interação social, solidariedade colaborando com a formação qualitativa dos estudantes.
Você vai precisar de:
- Papel para desenhar;
- Canetinhas ou lápis de cor;
- Etiquetas;
- Música;
Preparando a turma:
- Distribua o papel e as canetinhas e lápis de cor e peça para as crianças desenharem sobre um dos melhores dias da sua vida, um dia bem bacana, bem legal. Solicite que desenhem a cena com o máximo de detalhes;
- Após o desenho peça para que cada um reflita sobre qual sentimento positivo esse acontecimento gerou em sua vida, essa reflexão é individual e silenciosa;
- Distribua as etiquetas e peça para que cada um escreva uma qualidade sua, a partir dos sentimentos e da lembrança desse acontecimento legal!
- Cada um irá colar a etiqueta no peito;
- Coloque uma música, mas não muito alta e nem agitada;
- Peça para que os alunos levantem, andem pela sala e conversem com os outros colegas sobre suas qualidades;
- Limite o tempo e peça para que formem duplas;
- Cada uma irá contar a sua história para o outro, mostrando seu desenho e relatando o que aconteceu nesse dia incrível;
- Irá também falar um pouco sobre a qualidade escolhida;
Para finalizar, abra novamente a roda de conversa e permita que exponham o como se sentiram, se descobriram novas qualidades e suas impressões;
Essa dinâmica pode ser uma excelente aquecimento para atividades voltadas à uma produção de texto, ou atividades de entrevista ou até algum debate simulado sobre algum tema;
Autora do conteúdo:
Lú Baldez
Consultora especializada em liderança, palestrante, escritora, psicóloga, empresária e mediadora; focou sua carreira na capacitação e desenvolvimento de líderes.
Utiliza métodos de avaliação de potencial e teatro de improviso.