Dinâmicas intrapessoais - autoconhecimento e empatia

Desenho rapaz diante do espelho sendo abraçado por seu reflexo
Desenho rapaz diante do espelho sendo abraçado por seu reflexo

Quando falamos de educação inclusiva é preciso conhecer diferentes técnicas e formas de ensinar os conteúdos, mas acima de tudo precisamos desenvolver diferentes habilidades emocionais e cognitivas para ampliar e qualificar nossa convivência  social na direção de um mundo com mais respeito e igualdade de direitos.

Pensando nisso a nossa sugestão de hoje é uma dinâmica para trabalhar as competências intrapessoais, enfocando a empatia e o autoconhecimento como ponto de partida para uma reflexão mais ampla. 

Dinâmica Intrapessoal

  • Indicado para crianças acima de 8 anos;
  • Objetivo:  Desenvolver habilidades para o autoconhecimento e empatia, visando uma ampliação nas atividades e relações humanas, interação social, solidariedade  colaborando com a formação qualitativa dos estudantes.
Foto de materiais escolares diversos
Foto de materiais escolares diversos

Você vai precisar de:

  • Papel para desenhar;
  • Canetinhas ou lápis de cor;
  • Etiquetas;
  • Música;

Preparando a turma:

  • Distribua o papel e as canetinhas e lápis de cor e peça para as crianças desenharem sobre um dos melhores dias da sua vida, um dia bem bacana, bem legal. Solicite que desenhem a cena com o máximo de detalhes;
  • Após o desenho peça para que cada um reflita sobre qual sentimento positivo esse acontecimento gerou em sua vida, essa reflexão é individual e silenciosa; 
  • Distribua as etiquetas e peça para que cada um escreva uma qualidade sua, a partir dos sentimentos e da lembrança desse acontecimento legal! 
  • Cada um irá colar a etiqueta no peito;
Foto: mão segura notas musicais amarradas em barbante
Foto: mão segura notas musicais amarradas em barbante
  • Coloque uma música, mas não muito alta e nem agitada;
  • Peça para que os alunos levantem, andem pela sala e conversem com os outros colegas sobre suas qualidades;
  • Limite o tempo e peça para que formem duplas;
  • Cada uma irá contar a sua história para o outro, mostrando seu desenho e relatando o que aconteceu nesse dia incrível;
  • Irá também falar um pouco sobre a qualidade escolhida;

Para finalizar, abra novamente a roda de conversa e permita que exponham o como se sentiram, se descobriram novas qualidades e suas impressões; 

Essa dinâmica pode ser uma excelente aquecimento para atividades voltadas à uma produção de texto, ou atividades de entrevista ou até algum debate simulado sobre algum tema;


Autora do conteúdo:


Lú Baldez

Consultora especializada em liderança, palestrante, escritora, psicóloga, empresária e mediadora; focou sua carreira na capacitação e desenvolvimento de líderes.
Utiliza métodos de avaliação de potencial e teatro de improviso. 

Conheça mais sobre a Lú Baldez AQUI.