Dislexia: 20 Lições do filme: COMO ESTRELAS NA TERRA*
Fabiana Leme de Oliveira
AVISO, esse artigo contém "SPOILER".
Se você ainda não assistiu o filme, com certeza vai gostar de conhecer um pouco a história de Ishaan um garoto de 9 anos que não tem muitos amigos e que vive com sua família em uma pequena comunidade da Índia.
*O filme estreou nos cinemas em 21 de dezembro de 2007 e foi lançado em DVD em 2008 na Índia como Taare Zameen Par e em 2010 seus direitos foram comprados pela Walt Disney Home Entertainment
Mas o que esse filme tem a ver com a dislexia?
A Dislexia é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldades no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração.
Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas. (Definição adotada pela IDA - International Dyslexia Association, em 2002.)
A história escolar de Ishaan é marcada por muitas dificuldades. Sem apoio adequado, cada dia sua permanência na escola se torna difícil.
Ao assistir esse filme conseguimos extrair valiosas lições, eu listei 20 delas aqui abaixo, mas tenho certeza que você conseguirá listar muitas outras.
Vamos a minha lista, primeiro algumas características:
1 - Dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita
Atrasos no processo de alfabetização são muito comuns em pessoas com dislexia.
2 - Maior dispersão
Por apresentarem maiores dificuldades na realização de tarefas escritas, podem apresentar uma dispersão maior em situações de sala de aula;
*COMO ESTRELAS NA TERRA
Data de lançamento 2007 |
2h 55min
Criador(es): Aamir KhanCom Aamir Khan, Darsheel Safary,
Tisca Chopra, Vipin Sharma, Tanay Chheda
3 - Problemas na coordenação motora ampla
4 - Desorganização geral
5 - Comportamentos inadequados
6 - Recusa em realizar as atividades
7 - Escrita irregular e desorganizada
8 - Demorar mais tempo na realização das atividades
9 - Hiperatividade ou hipoatividade
10 - Resistência em ler em voz alta
Sim, é muito importante conhecer cada vez mais as características para avaliar e encaminhar corretamente os alunos em sala de aula, mas também é importante conhecer sobre as intervenções, o que fazer.
O filme traz também, exemplos bem práticos, mas não todos, sobre algumas intervenções importantes.
A lista continua:
Quando a intervenção adequada faz a diferença:
11 - Incentivar uma auto imagem positiva (autoestima)
12 - Oferecer múltiplos estímulos
13 - Ter momentos de atenção individualizada
14 - Encorajar outras habilidades, além da leitura e escrita
15 - Conscientização dos profissionais que atuam com o aluno
16 - Parceria escola e família
17 - Realizar adequação nas atividades
18 - Estimular a socialização
19 - Avaliação oral, ao invés da escrita
20 - Empatia, ver as possibilidades do indivíduo e não apenas suas dificuldades
Me conte uma coisa: Você já assistiu esse filme?
Se já assistiu, comente aqui abaixo:
Você gostou do filme? Você concorda com a minha lista? Você acrescentaria outro ponto importante aqui?