Distúrbio do Processamento Auditivo Central - Estratégias Pedagógicas

04/09/2020

Fabiana Leme de Oliveira

Imagem ilustrativa: DPAC
Imagem ilustrativa: DPAC

O Distúrbio do Processamento Auditivo Central* (*DPAC)pode afetar pessoas de todas as idades, mas é mais comum em crianças.

Entre 2 a 7% do público infantil em idade escolar pode ter *DPAC diagnosticado ou não.

Os indivíduos com essa dificuldade auditiva não conseguem entender o que ouvem da mesma maneira que outras pessoas.

Devido a isso podem apresentar dificuldades escolares e precisamos conhecer como perceber os primeiros sinais para encaminhar corretamente e sobre as diferentes estratégias de estimulação e para ensino.


O *DPAC é diferente de perda auditiva ou surdez

Ilustração: desenho de um menino e ondas sonoras chegando até ele, uma seta indicando um ícone de pessoa de perfil com pontos de interrogação
Ilustração: desenho de um menino e ondas sonoras chegando até ele, uma seta indicando um ícone de pessoa de perfil com pontos de interrogação

O Distúrbio do Processamento Auditivo Central* (*DPAC) é um transtorno funcional da audição.

A pessoa detecta os sons normalmente, mas tem dificuldades em interpretá-los e processar a informação auditiva corretamente.

Muitas vezes, o *DPAC é confundindo com uma perda auditiva ou um distúrbio de aprendizagem.  


E quais são as características que precisamos ficar atentos?

  • Dificuldades em ouvir quando o ambientes ruidosos;
  • Se queixam de desconforto ao som em ambientes com vários barulhos competitivos;
  • Déficit nas habilidades fonológicas (percepção dos sons das letras), podendo ocorrer trocas de letras na fala e/ ou na escrita; 
  • Dificuldade para seguir instruções; 
  • Realiza grande esforço para se manter concentrado; 
  • Dificuldades para localização da fonte sonora; 

Quer saber mais sobre o DPAC*? Veja os melhores momentos da aula aberta especial:

E quais estratégias inclusivas preciso conhecer para minha sala de aula?

Foto: Alfabeto móvel plastificado e encadernado e lousa plastificada, vemos a criança escrevendo palavras
Foto: Alfabeto móvel plastificado e encadernado e lousa plastificada, vemos a criança escrevendo palavras

1 - Amplie de vocabulário

Sim, é fundamental ampliar o vocabulário, o conhecimento das palavras. 

Você pode utilizar as histórias, um banco de palavras ou criar uma álbum de palavras novas;

No Ensino Fundamental II em diante, incentive o aluno, a aluna a manter um glossário de palavras novas, explorando seu significado. 

Você pode até propor algumas competições com a classe toda, formando uma gincana de palavras desconhecidas que podem ser utilizadas para um Divertido campeonato de Soletração.

2 - Apoie suas falas em materiais visuais e táteis; 

Foto: Neurônios construídos em relevo e coloridos
Foto: Neurônios construídos em relevo e coloridos

Essa estratégia é uma das mais importantes e auxilia a muitos alunos e alunas, não só os que apresentam DPAC*.

É fundamental integrar todos os sentidos na aprendizagem, para além do uso exclusivo da audição;

Quanto mais experiência proporcionamos mais aprendizagem geramos.


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3 - Evite carteiras ao lado de janelas ou portas com ruídos externos; 

Foto: Sala de aula
Foto: Sala de aula

Como a percepção e a priorização dos sons pode estar comprometida, ambientes muito ruidosos podem dificultar a compreensão.

Quando mais próximo estiver da fonte, da origem do ruído mais intenso e mais desconfortável ele se torna. 

Por isso buscar uma posição na sala, mais neutra em relação aos ruídos externos é indicado.


4 - Repita as comandas individualmente; 

Pergunte individualmente se compreendeu o que foi solicitado no coletivo e se for preciso repita as informações de forma individual.

Muitas vezes o aluno, a aluna pode se sentir constrangido por não entender no mesmo tempo de que os outros, nesse momento acolha e encoraje o aluno, a aluna a compreender que não há problemas nesse sentido.

Estimule também que ele desenvolva outras estratégias, como tomar notas, usar cores diferentes para destacar itens principais.

Imagem: Infográfico
Imagem: Infográfico

Eu preparei um infográfico sobre o Distúrbio do Processamento Auditivo Central, se quiser você pode fazer o Download:


Fabiana Leme
Fabiana Leme

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