Educação da Infância em Tempos de Pandemia

16/10/2020
Capa da publicação: Uma janela de possibilidades
Capa da publicação: Uma janela de possibilidades

O documento manifesto chamado "Criando uma janela de possibilidades na educação da infância em tempos de pandemia" é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas da Infância da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP, orientado e coordenado pela Professora Doutora Emília Maria Bezerra Cipriano Castro Sanches.

Sua constituição resulta de um momento de perplexidade frente à pandemia do coronavírus que atingiu todo o nosso planeta.

Uma escolha consciente de não se calar diante das incertezas, inseguranças, modificações deste contexto.


Imagem: casas e prédios estilizados. As janelas são o destaque.
Imagem: casas e prédios estilizados. As janelas são o destaque.

Silenciar-se ou posicionar-se...

como pesquisadoras que estudam as infâncias e a constituição de políticas públicas para garantia de direitos é paradoxal, pois ao mesmo tempo em que vivenciamos a situação e nos sentimos impotentes e sem respostas, vislumbramos também a oportunidade de aprender com este contexto real, preciso, complexo. 


Reflexão e inspiração no momento de isolamento social

A decisão foi lidar de forma crítica com a realidade, participando na transformação desse momento de isolamento social, nossas reflexões podem não dar respostas imediatas, mas gestam em cada uma de nós o compromisso da reflexão e busca de alternativas para enfrentar, coletiva e colaborativamente, o desafio da construção de políticas públicas para a infância. 

Que este manifesto/criança possa inspirar cada um dos leitores em seus anseios e aspirações.

Coragem e esperança

Imagem: Vista de uma parede de tijolos brancos com várias janelas
Imagem: Vista de uma parede de tijolos brancos com várias janelas

O cenário estava colocado, e em especial, a necessidade de enfatizar, com coragem e esperança, a defesa daquilo que nos une, que são as crianças lúdicas e suas potências tão desconhecidas e não visualizadas, e muitas vezes negadas e sem direitos humanos essenciais. Enfrentar os dilemas se fazia necessário na perspectiva de explicitar nossos princípios, cooperação, responsabilidade e solidariedade.

Um manifesto construído de forma coletiva e que traz esperanças para o futuro das crianças e da educação desse país. 

Boa leitura!

Nossos agradecimentos

Agradecemos às autoras da publicação: "Criando uma janela de possibilidades na educação da infância em tempos de pandemia" por compartilhar conosco suas análises e esperanças;


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