Educação Inclusiva: Adaptação de atividades no Ensino Fundamental II
Fabiana Leme de Oliveira
Quais atividades posso desenvolver com meu aluno com deficiência ou com autismo e que hoje está no ensino fundamental II?
Essa é uma pergunta muito frequente e que a resposta não será um arquivo, uma atividade modelo pronta para ser encaminhada.
O grande avanço é quando refletimos em quais são as necessidades específicas de cada aluno, procurando levar uma aprendizagem significativa, isto é, ter a acessibilidade como norteador de nossa prática, mas sem perder o contexto da sala de aula.
Ao repensar nossa prática buscando não deixar ninguém para trás estamos alinhados aos princípios de equidade no ensino
Se quiser saber mais sobre os princípios de equidade acesse esse artigo aqui no INCLUblog - Equidade, muito mais do que igualdade!
Esse assunto é muito amplo, mas hoje nesse artigo nossa proposta é trazer orientações práticas para o seu planejamento de atividades direcionadas às potencialidades e especificidades do seu aluno sem sair do contexto da turma, do coletivo.
Para realizar uma adaptação SIGNIFICATIVA precisamos:
Conhecer o aluno e suas especificidades;
Planejar os objetivos de aprendizagem;
Elaborar a atividade ou separar os recursos necessários;
Aplicar a atividade de forma mediada
Avaliar a eficiência;
Replanejar e continuar o processo;
1. Utilize apoio visual, mas fique atento aos elementos
O uso de apoio visual para a compreensão de conteúdos novos é muito importante mas fique atento aos elementos da imagem tais como: tipo de letra utilizada, excessos de informações, baixo contraste.
Muitas vezes será necessário realizar algumas adaptações para dar ênfase aos assunto principal, destacar algumas palavras chaves ou até construir modelos concretos para alunos que precisam do toque para o aprendizado.
2. Estabeleça o seus objetivos de aprendizagem.
Se na sua avaliação o aluno, a aluna apresenta dificuldades acentuadas na leitura, por exemplo, você pode:
Trazer um resumo do texto, com as ideias principais;
Separar os conceitos em tópicos organizados;
Texto com apoio de imagens;
Faça destaques;
Compor um mapa mental com a turma;