Educação Inclusiva: Adaptação de atividades no Ensino Fundamental II

02/06/2020

Fabiana Leme de Oliveira

imagem ilustrativa - lâmpada acessa fora da caixa cheia de lâmpadas apagadas
imagem ilustrativa - lâmpada acessa fora da caixa cheia de lâmpadas apagadas

Quais atividades posso desenvolver com meu aluno com deficiência ou com autismo e que hoje está no ensino fundamental II?

Essa é uma pergunta muito frequente e que a resposta não será um arquivo, uma atividade modelo pronta para ser encaminhada.

O grande avanço é quando refletimos em quais são as necessidades específicas de cada aluno, procurando levar uma aprendizagem significativa, isto é, ter a acessibilidade como norteador de nossa prática, mas sem perder o contexto da sala de aula. 

Ao repensar nossa prática buscando não deixar ninguém para trás estamos alinhados aos princípios de equidade no ensino

 Se quiser saber mais sobre os princípios de equidade acesse esse artigo aqui no INCLUblog - Equidade, muito mais do que igualdade!

Esse assunto é muito amplo, mas hoje nesse artigo nossa proposta é trazer orientações práticas para o seu planejamento de atividades direcionadas às potencialidades e especificidades do seu aluno sem sair do contexto da turma, do coletivo.

Para realizar uma adaptação SIGNIFICATIVA precisamos: 

Conhecer o aluno e suas especificidades;

Planejar os objetivos de aprendizagem;

Elaborar a atividade ou separar os recursos necessários;

Aplicar a atividade de forma mediada

Avaliar a eficiência;

Replanejar e continuar o processo;

1. Utilize apoio visual, mas fique atento aos elementos

imagem ilustrativa: sistema respiratório com pouco contraste e letras minúsculas
imagem ilustrativa: sistema respiratório com pouco contraste e letras minúsculas

O uso de apoio visual para a compreensão de conteúdos novos é muito importante mas fique atento aos elementos da imagem tais como: tipo de letra utilizada, excessos de informações, baixo contraste.

Muitas vezes será necessário realizar algumas adaptações para dar ênfase aos assunto principal, destacar algumas palavras chaves ou até construir modelos concretos para alunos que precisam do toque para o aprendizado.

2. Estabeleça o seus objetivos de aprendizagem.

Imagem: Texto de página inteira com um pequeno desenho de baleia. Ao lado Esquema sobre a baleia com a imagem central e informações importante destacadas e resumidas
Imagem: Texto de página inteira com um pequeno desenho de baleia. Ao lado Esquema sobre a baleia com a imagem central e informações importante destacadas e resumidas

Se na sua avaliação o aluno, a aluna apresenta dificuldades acentuadas na leitura, por exemplo, você pode: 

  • Trazer um resumo do texto, com as ideias principais;

  • Separar os conceitos em tópicos organizados;

  • Texto com apoio de imagens;

  • Faça destaques;

  • Compor um mapa mental com a turma;

3. Para alunos ainda não alfabetizados, você pode trabalhar com banco de palavras, confecção de álbuns, atividades de pareamento ou na oralidade; 

imagem ilustratitva de banco de palavras e jogo de memória com temas do conteúdo. ex: sensala
imagem ilustratitva de banco de palavras e jogo de memória com temas do conteúdo. ex: sensala

Falar sobre diferentes formas de atuar na sala de aula é muito importante. Sobre esse tema temos uma aula aberta disponível no YouTube, com sugestões para você realizar diferentes adaptações, construir projetos com a sala toda de forma inclusiva. Você pode acompanhar nesse link:


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