Educação Inclusiva: Como fazer a Avaliação Pedagógica?
No processo de ensino-aprendizagem a avaliação pedagógica é uma das primeiras ações que desenvolvemos.
Sem avaliar não conseguimos estabelecer parâmetros para nossa prática, não sabemos de onde estamos partindo e se os objetivos que estamos traçando serão significativos.
Estamos avaliando o tempo todo e de diferentes formas.
E na Educação Inclusiva há alguma diferença no processo de avaliação?
"A avaliação pedagógica como processo dinâmico considera tanto o conhecimento prévio e o nível atual de desenvolvimento do aluno quanto às possibilidades de aprendizagem futura, configurando uma ação pedagógica processual e formativa que analisa o desempenho do aluno em relação ao seu progresso individual, prevalecendo na avaliação os aspectos qualitativos que indiquem as intervenções pedagógicas do professor."
O foco da avaliação na Educação Inclusiva é considerar o processo individual de aprendizagem.
Deve ir além das características classificatórias, como testes por exemplo.
Mas como estabelecer uma avaliação durante o processo de aprendizagem de estudantes com deficiência ou transtornos do espectro autista?
Veja as Dicas que separamos para auxiliar na avaliação:
1. Amplie sua avaliação, conheça o estudante
Utilize diversos recursos (observação, diálogo, jogos, entre outros) para conhecer o estudante de forma mais ampliada:
- O que gosta ou não gosta;
- O que já realiza com autonomia ou o que precisa de apoio;
- Como se comunica;
- Se tem autonomia, iniciativa ou se precisa de apoio ou incentivo;
- Se já tem conhecimentos prévios do conteúdo que será trabalhado;
2. Planeje os seus objetivos de avaliação
Depois de conhecer um pouco mais sobre o estudante, organize seus objetivos de avaliação:
- O que será avaliado primeiro?
- Serão avaliados 1,2 ou mais aspectos?
- Quais os recursos ou estratégias você irá utilizar?
- Quanto tempo você estima para avaliar estes objetivos?
- Como será o registro deste processo?
3. Diversifique as atividades e as estratégias de avaliação
O processo de avaliação precisa ser amplo e em diferentes momentos, evite utilizar apenas teste padronizados ou atividades escritas.
- Atividades lúdicas;
- Atividades em grupos;
- Modelagem, recorte e construção de modelos;
- Seminários e apresentações;
- Observação direta;
- Avaliação mediada;
Lembre-se: para construir o seu Planejamento e alinhar com o Plano de Ensino Individualizado do estudante (PDI,PEI,PAEE, entre outros) é importante ter clareza no processo de avaliação.
4. Organize seus registros
Organizando a avaliação que busca mapear o processo de ensino-aprendizagem, organizar as formas de registro será fundamental para que possamos ampliar nossa prática que considera o único registro válido de avaliação uma prova, um teste ou alguma produção escrita do estudante.
- Registro de observações;
- Fotos;
- Vídeos;
- Gravação de áudio;
- Apresentações coletivas;
- Registro de falas ao longo do processo
São instrumentos importantes para ampliar e enriquecer a avaliação qualitativa.