Educação Inclusiva: Como fazer a Avaliação Pedagógica?

03/03/2022

No processo de ensino-aprendizagem a avaliação pedagógica  é uma das primeiras ações que desenvolvemos.

Sem avaliar não conseguimos estabelecer parâmetros para nossa prática, não sabemos de onde estamos partindo e se os objetivos que estamos traçando serão significativos.

Estamos avaliando o tempo todo e de diferentes formas.


E na Educação Inclusiva há alguma diferença no processo de avaliação? 

"A avaliação pedagógica como processo dinâmico considera tanto o conhecimento prévio e o nível atual de desenvolvimento do aluno quanto às possibilidades de aprendizagem futura, configurando uma ação pedagógica processual e formativa que analisa o desempenho do aluno em relação ao seu progresso individual, prevalecendo na avaliação os aspectos qualitativos que indiquem as intervenções pedagógicas do professor." 

O foco da avaliação na Educação Inclusiva é considerar o processo individual de aprendizagem.

Deve ir além das características classificatórias, como testes por exemplo.

Mas como estabelecer uma avaliação durante o processo de aprendizagem de estudantes com deficiência ou transtornos do espectro autista?

Veja as Dicas que separamos para auxiliar na avaliação:

1. Amplie sua avaliação, conheça o estudante

Utilize diversos recursos (observação, diálogo, jogos, entre outros) para conhecer o estudante de forma mais ampliada:

  • O que gosta ou não gosta;
  • O que já realiza com autonomia ou o que precisa de apoio;
  • Como se comunica;
  • Se tem autonomia, iniciativa ou se precisa de apoio ou incentivo;
  • Se já tem conhecimentos prévios do conteúdo que será trabalhado;

2. Planeje os seus objetivos de avaliação

Depois de conhecer um pouco mais sobre o estudante, organize seus objetivos de avaliação:

  • O que será avaliado primeiro?
  • Serão avaliados 1,2 ou mais aspectos?
  • Quais os recursos ou estratégias você irá utilizar?
  • Quanto tempo você estima para avaliar estes objetivos?
  • Como será o registro deste processo?

3. Diversifique as atividades e as estratégias de avaliação

O processo de avaliação precisa ser amplo e em diferentes momentos, evite utilizar apenas teste padronizados ou atividades escritas.

  • Atividades lúdicas;
  • Atividades em grupos;
  • Modelagem, recorte e construção de modelos;
  • Seminários e apresentações;
  • Observação direta;
  • Avaliação mediada;

Lembre-se: para construir o seu Planejamento e alinhar com o Plano de Ensino Individualizado do estudante (PDI,PEI,PAEE, entre outros) é importante ter clareza no processo de avaliação.

4. Organize seus registros

Organizando a avaliação que busca mapear o processo de ensino-aprendizagem, organizar as formas de registro será fundamental para que possamos ampliar nossa prática que considera o único registro válido de avaliação uma prova, um teste ou alguma produção escrita do estudante.

  • Registro de observações;
  • Fotos;
  • Vídeos;
  • Gravação de áudio;
  • Apresentações coletivas;
  • Registro de falas ao longo do processo

São instrumentos importantes para ampliar e enriquecer a avaliação qualitativa.

Fabiana Leme
Fabiana Leme

E para você como está o processo de avaliação e construção dos planejamentos coletivos e individuais?