Educação Inclusiva em 2.021: Você está preparado?

15/01/2021

"Você não consegue ligar os pontos olhando pra frente; você só consegue ligá-los olhando para trás." Steve Jobs

Pandemia, ensino remoto, teletrabalho, aula síncrona, aula assíncrona, aula pelo celular, chamada de vídeo, sem aula, apostila de atividades, dúvidas e incertezas... 

Sim, 2.020 foi realmente um ano em que os fazeres da Educação foram completamente afetados, em grande parte porque não houve condições de planejar ou prever o que aconteceria, por quanto tempo e quais seriam os resultados desejados.

 Mas como podemos nos preparar para 2.021? 

Primeiro é importante ressaltar as reviravoltas que a Educação Inclusiva sofreu ao longo desse processo. 


Educação Especial: um ano de reinvenção

Nosso trabalho é essencialmente ligado à intervenção, ao contato direto com o aluno ou aluna. 
Mas ao longo de 2.020 descobrimos novas formas de estarmos presentes e buscar novas aprendizagens. 
Sei que nem de longe isso substituirá o ensino presencial (e nem quero) e que também muitos alunos não tiveram nenhum acesso e ficaram um ano inteiro praticamente sem nenhuma intervenção escolar. 

Também estabelecemos novos parceiros de trabalho tanto na escola quanto na família ampliando, muitas vezes, nossas formas de comunicação, afinal foi preciso buscar vias alternativas para que tudo pudesse acontecer. 

E infelizmente, também observamos o isolamento dos professores de Salas de Recursos ou especializados, onde o aluno já não compartilhava das mesmas orientações de sua sala de aula, ficando somente para esse profissional direcionar todas as atividades e conteúdos, isolado e excluído.


É importante reconhecer essas questões para que nesse novo ano possamos avançar e corrigir as rotas que não são adequadas à uma Educação Inclusiva de qualidade.

Dependemos sim das políticas públicas, mas a nossa proposta hoje é discutir o que podemos organizar de modo a ficar o mais preparado ou preparada possível!

1 - Faça um inventário de seu Acervo de atividades:

Quando trabalhamos a individualização do ensino de fato, acabamos desenvolvendo uma série de materiais diferenciados ou arquivos específicos.

Aproveite esse tempo para organizar seus materiais e arquivos por tema, por conteúdo ou por algum critério que você se identifique.

Quando você buscar e adaptar uma atividade para o contexto do seu aluno, guarde uma cópia e faça uma breve resenha no verso, para lembrar-se do contexto, como foi a aplicação, que tipo de mudanças você pensou naquele momento entre outras.

Aproveite os ARQUIVOS GRÁTIS aqui no site da Inclutopia para ampliar seu acervo!

2 - Liste as Ferramentas online

Mesmo com o retorno completo das aulas presenciais, não podemos perder o que aprendemos em 2.020 durante o ensino remoto.

Então faça uma lista de todos os aplicativos que você utilizou durante o ensino remoto, os link de acesso e uma breve resenha do como foi utilizar, se foi fácil configurar, se tinha algum "segredinho" para facilitar, como foi a aceitação dos alunos entre outras observações, pois temos a tendência de esquecer esses recursos na correria do dia a dia.

3 - Organize seu tempo de estudo

Com a pandemia temos uma ampliação de cursos, aulas e conteúdos disponíveis de forma online. 

Nós também aqui na Inclutopia temos muito conteúdo no YouTube [Inscreva-se].

Se por um lado isso é muito legal, por outro temos a tendência de nos perder com tudo tão simultâneo e disponível a hora que você quiser.

Quantos cursos você estava super interessado e esqueceu completamente?

Organize um caderno, uma agenda (física ou virtual) e anote todos os temas e cursos que você tem interesse e vá avançando e ampliando os seus conhecimentos.

4 - Nada será como antes! Será?

Essa frase tem sido repetida inúmeras vezes, mas o que de fato fará a diferença será a nossa atitude diante das questões.

Até que haja segurança para todos, as aulas podem ser em forma de revezamento ou com momentos online e momentos presenciais e a necessidade de adaptação e readaptação será muito necessária neste ano.

Organize seu conteúdo e suas aulas tendo em vista essas questões e procurando estabelecer vínculos sólidos com os alunos e alunas, são esses vínculos que facilitarão o processo de adaptação nas mudanças.

5 - Orientação às famílias

Com essa perspectiva constante de mudança, precisamos estabelecer o diálogo com a família. 

Sei que muitas vezes isso se torna impossível, afinal para haver diálogo é preciso que as duas partes se disponibilizem.

Retome as ferramentas, as estratégias que foram utilizadas durante o Ensino remoto, mas lembre-se de discutir com a equipe escolar os pontos que não foram positivos e elaborem regras mais adequadas para uma boa convivência.


Conte com a Inclutopia!

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Fabiana Leme