Educação inclusiva na prática: 5 dicas para começar bem o ano
Fabiana Leme de Oliveira
Ano novo, turma nova!
Novos desafios, séries diferentes, fases ou até uma matéria nova e mesmo já tendo algumas referência a cada ano é uma descoberta.
E quando recebemos um aluno com deficiência ou com autismo também não é diferente. O desconhecido, a sensação de não saber e a ansiedade em pensar por onde começar pode tomar conta de professores, mesmo aqueles mais experientes.
Por isso separamos 5 dicas valiosas para você começar o ano de maneira mais inclusiva:
- Pesquise sobre as características da deficiência, as causas, como é feito o diagnóstico e quais terapias podem auxiliar.
Relatório clínicos, restrições alimentares, problemas de saúde, relatórios de outros professores, desde quando o aluno está em escola regular entre outros.
Esses dados irão te auxiliar a compreender algumas características que o aluno pode apresentar, tais como, dificuldades de adaptação à escola ou até restrições importantes;
3 - Converse com a família: É muito importante estabelecer uma parceria com a família além de levantar dados atualizados em relação aos acompanhamentos clínicos, medicações e o desenvolvimento do aluno em si. Para auxiliar nesse momento consulte nossa sugestão de roteiro nesse artigo aqui.
4 - Faça sua observação inicial: Mesmo tendo informações anteriores, realize suas observações do aluno ou aluna na sala de aula e em diferentes ambientes da escola. Registre suas observações e peça auxílio para que outras pessoas também observem e relatem suas impressões.
Lembre-se de observar além do comportamento do aluno apenas, observe também sua comunicação, sua autonomia e como os colegas interagem com o ele;
Aproveite os comentários para trazer suas reflexões, suas dúvidas e sugestões de temas.
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