Educação Inclusiva: O retorno às aulas em meio à Pandemia

12/02/2021

Profª Ariane Vitoriano

Ilustração: 8 crianças com máscaras, em um sala de aula, e o cadeirante está apontando o quadro branco.
Ilustração: 8 crianças com máscaras, em um sala de aula, e o cadeirante está apontando o quadro branco.

O Retorno

A volta às aulas pode ser agora a maior angústia de pais e professores. Estamos ainda em meio a pandemia e muitas são as dúvidas e inseguranças para as aulas presenciais.

Vale lembrar que o retorno é previsto para todos, porém para os estudantes que estão dentro do grupo de risco devem seguir as orientações médicas e manter-se afastado das atividades presenciais até ser seguro retornar.

Para os estudantes que não estão no grupo de risco e que estarão nas escolas nas aulas presenciais, muitos podem ser os desafios que enfrentarão.


O diagnóstico de Deficiência ou de Transtorno do Espectro Autista não caracteriza um impeditivo para o retorno ao ensino presencial.

É importante que a equipe escolar, à família e aos profissionais clínicos que acompanham os estudante avaliem e organizem um planejamento adequado de retorno, considerando às características individuais.

A acolhida

Como acolher bem os estudantes sem um bom planejamento?

Então o primeiro desafio é se apropriar dos protocolos e identificar os possíveis desafios que são comuns na escola unindo-os.

Na sequência é preciso estabelecer procedimentos que certamente ocorrerão, como entrada, saída dos estudantes, transporte escolar, intervalos, entre outros. 

É fundamental identificar as possibilidades de trabalho dentro de cada realidade, na utilização dos espaços e acima de tudo muita criatividade, pois este novo desafio está sendo proposto para todos, assim como nos reinventamos em 2020, teremos que nos reinventar em 2021. 

Por mais difícil que seja retornar durante a pandemia, o professor precisa estar disposto, capacitado e com os recursos de segurança necessários para acolher os estudantes. 

A acolhida precisa ser tranquila e transmitir segurança que se atingirá através de um planejamento pautado nos protocolos de segurança.

Para conhecer mais sobre os protocolos Baixe o Guia de retorno das Atividades Presenciais na Educação Básica do Ministério da Educação

Aprendendo e Ensinando os Protocolos

Foto: Mão acionando embalagem de sabonete líquido
Foto: Mão acionando embalagem de sabonete líquido

Um treinamento prático e consistente será necessário!

Uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento social entre outras medidas, podem parecer impossíveis de serem atingidas para alguns estudantes com deficiência.

Inicialmente pode existir resistência pela falta de experiência neste novo contexto. Paciência é a palavra-chave. 

Ser exemplo para o estudante, fazer as sinalizações constantes nos protocolos, ter uma rotina bem definida são ações que auxiliam nesta readaptação.

Certamente que as ações previstas no protocolo de segurança serão os primeiros ensinamentos aos estudantes. 

A nova postura a ser adotada para que a aulas presenciais aconteçam, são totalmente diferentes daquelas vividas anteriormente.

A escola mudou e o comportamento dos estudantes também precisará mudar.


Habilidades socioemocionais

As habilidades socioemocionais ganham destaque neste retorno tratando a empatia, a responsabilidade e a autoconsciência. 

Isto será necessário principalmente por compreender que estão fora do contexto escolar por mais de 11 meses e a agitação e resistência presentes devem ser superadas por atitudes de acolhida, afeto e atenção. 

Seja persistente, afinal não sabemos por quanto tempo estaremos na escola seguindo tais protocolos!

 Proporcione atividades e dinâmicas em que o estudante sinta-se a vontade para se expressar e receber atenção.

Quando for abordado pelo estudante com um abraço, com um toque, seja em qualquer situação, tenha a tranquilidade de ensinar e mostrar que o distanciamento é necessário. 

Seja afetuoso, o que o estudante menos precisa neste momento é de um ambiente rígido, ou ainda se sentir indesejado.  

Sondagem pedagógica

A sondagem pedagógica ocorre desde o primeiro dia de retorno.

Perceber o estado emocional do estudante, observar como ele se adapta as novas normas, perceber se estes momentos de treinamento dos protocolos estão sendo atendidos por ele, já são situações em que o estudante demonstra como está lidando com o novo contexto escolar, aquela sondagem mais específica destinada aos conteúdos das disciplinas devem ocorrer somente depois desta primeira e fundamental etapa.

Organize seu Registro: Importante

Os registros serão fundamentais neste processo. 

Estamos vivenciando algo novo e as ações e resultados precisam estar registrados. 

A grande maioria está retornando com número reduzido, isso significa que haverão as aulas presenciais e aulas remotas, assim estes dois momentos precisam se complementar.

 O registro neste momento é muito além do que o roteiro das aulas, ele conta uma história, uma trajetória deste momento que permitirá compreender a prática pedagógica e percurso do estudante. 

Então registre seu planejamento e registre também a prática, como foi a ação deste planejamento, o que ocorreu e quais foram os resultados. 

O registro é seu aliado!

Profª Ariane Vitoriano

Pedagoga com habilitação em Deficiência Intelectual

Especialização em Psicopedagogia


Assista a Aula Aberta (gravada) e venha refletir sobre as diversas experiências de 2020 e analisar alguns pontos que precisam ter a atenção para 2021:

- Salas de Recursos e/ou de Atendimento Educacional Especializado (protocolos, ensino hibrido, acompanhamento dos alunos) 

- Readaptação (nossa e dos alunos e alunas à escola) 

- Retomada do processo de aprendizagem, por onde começar? - Mais do que nunca o planejamento individualizado é fundamental!


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