Ensino Híbrido: Como ajudar meu filho com deficiência ou autismo a se organizar?

05/03/2021
Ilustração: Imagem cortada ao meio no sentido diagonal. De um lado uma lousa escrito escola e do outro lado um sofá e uma luminária
Ilustração: Imagem cortada ao meio no sentido diagonal. De um lado uma lousa escrito escola e do outro lado um sofá e uma luminária

Um novo desafio está posto! 

O ano letivo de 2020 foi bastante desafiador e algumas lacunas podem ter ficado.

Mas estamos iniciando um novo ano e com a esperança de retomar as atividades escolares, mas sabemos que este retorno será um desafio maior ainda. 

Precisamos considerar que o tempo de distanciamento social não acabou e que estamos completando um ano de isolamento.

Alunos com Deficiência ou com Transtorno do Espectro Autista - O que os pais, os familiares ou responsáveis podem fazer para auxiliar na organização para o ano letivo com o ensino híbrido?

Vamos destacar aqui, alguns pontos que podem auxiliar esta retomada.

Ilustração: Círculo azul com 2 ícones de pessoas afastadas e entre elas uma seta bidirecional
Ilustração: Círculo azul com 2 ícones de pessoas afastadas e entre elas uma seta bidirecional

1. Novas rotinas

A retomada da rotina precisará ser processual, ou seja, aos poucos, não podemos retomar a rotina sem nos prepararmos e estar seguros para frequentar outros espaços.

Vale lembrar que este isolamento trouxe muitas mudanças em nosso dia a dia. 

As idas as terapias, a escola e até espaços sociais foram canceladas e outra rotina foi estabelecida. 

Certamente que esta retomada irá afetar novamente esta dinâmica. 


2. Organize a rotina semanal

Estabeleça uma rotina semanal, incluindo as tarefas da casa, alimentação, higiene, atividades escolares e atendimentos terapêuticos. 

Mesmo que as atividades estejam acontecendo remotamente, a organização ajuda a criança a se localizar no tempo e espaço. 

Isto facilita a comunicação, a realização das atividades/tarefas e ainda estabelecer regras e limites. 

Ebook - Organizando a rotina no período de suspensão de aulas
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Sabemos como é difícil organizar a rotina com as crianças com deficiência ou com transtorno do espectro autista, mas essa organização é necessária.

Nesse E-book especial as profªs Ariane Vitoriano e Fabiana Leme, reuniram muitas orientações para mães, pais, familiares e responsáveis para auxiliar nesse momento.

Também Separamos um arquivo de Rotina Visual com imagens que poderão auxiliar. 

3. Treine os protocolos

Faça um treinamento dos protocolos em casa. 

Ensine, oriente, de modelos, incentive a criança a praticar os protocolos. 

Lavar as mãos corretamente, o uso do álcool gel (ensine por exemplo, todas as vezes que for ao banheiro), nos momentos das atividades escolares e das terapias incentive a usar a máscara, faça brincadeiras estabelecendo o distanciamento.

 Estas práticas será um facilitador no retorno das atividades presenciais.

4. Monte um diário

Neste momento de retomada gradual, haverá momentos em que a criança estará realizando as atividades em casa e em outros momentos presencial na escola ou na terapia.

Fazer um registro permitirá acompanhar todo este processo. 

Monte um diário com o percurso da criança. 

Faça registros diários das atividades escolares e dos atendimentos terapêuticos, destacando a reação, participação e resultados após o término. 

Também registre as suas dificuldades, todos os momentos nos quais a família vivenciou uma dúvida, angústia, etc. 

Da mesma forma registre os êxitos, conquistas da crianças e seus sentimentos. 

 Este registro diário será fundamental para traçar um plano de trabalho para a escola e para os atendimentos. 

Ele também ajuda a família a perceber as necessidades e desafios que deverão enfrentar.  

IMPORTANTE: Devido aos riscos de contaminação pelo COVID-19 não recomendamos compartilhar o Diário entre família e profissionais. 

Procure formas alternativas de compartilhar esse registro, pode ser uma folha impressa para cada um realizar anotações individuais ou aplicativos de troca de mensagem ou de compartilhamento de anotações.

Aproveitamos e montamos um arquivo para te auxiliar na montagem do seu diário! 
Você pode fazer o download AQUI ABAIXO:

Esse conteúdo te auxiliou? Conte aqui nos comentários. 

Profª Fabiana Leme

Pedagoga com habilitação em Deficiência Intelectual e Deficiência Auditiva

Especialização em Acessibilidade

Profª Ariane Vitoriano

Pedagoga com habilitação em Deficiência Intelectual

Especialização em Psicopedagogia