Jogos na Sala de Recursos - Potencializando a aprendizagem
Jogos na aprendizagem
Para conhecer, vivenciar o mundo, a criança precisa brincar, criar e inventar.
Com os jogos , ela desenvolve o seu raciocínio, aprende a criar estratégias, atenção, equilibrar suas emoções e conduzir seu conhecimento de forma divertida e espontânea: no jogar, ela constrói um espaço de experimentação, de transformação entre o seu mundo e o externo.
E a Sala de recursos?
A Sala de Recursos ou de Atendimento Educacional Especializado, é um espaço físico constituído de mobiliário acessível como os recursos de Tecnologias Assistivas , materiais didáticos e pedagógicos, equipamentos como: mesa , cadeiras, computadores, software para jogos pedagógicos, Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), teclado e mouse adaptado, acionadores, impressora braile, prancha inclinada, lupa eletrônica, alfabeto móvel, engrossadores para facilitar a escrita, etc.
Quais jogos oferecer ao seu aluno?
Tudo vai depender da sondagem pedagógica que você irá realizar e quais necessidades de aprendizagem seu estudante precisa.
Ao receber um estudante na Sala de Recursos é importante saber por qual motivo ele foi encaminhado e de acordo com as necessidades do estudante você irá realizar as atividades para que o mesmo possa se desenvolver melhor!
Que tal montar um jogo?
Adivinhe se puder!
Que tal montarmos uma adaptação desse jogo para trabalhar a matemática?
Super divertido e fácil de montar, seus estudantes vão adorar jogar!
Você vai precisar de:
Caixa de papelão ou papel cartão para fazer a base;
Cartolinas ou A4 para fazer as fichas;
Pincel atômico;
Cola branca;
Régua;
Tampinhas de refrigerante.
Monte o tabuleiro:
Cortar uma caixa de sapato em duas partes iguais, separando a tampa do fundo. Faça um acabamento para que fiquem iguais, mantendo uma parte elevada para "esconder" o jogo do outro participante.
Separe 2 folhas de Sulfite A4 (21 x 29 cm) e faça 10 colunas com cerca de 3 cm de largura no sentido do comprimento do papel e 7 linhas com 3 cm de espessura cada. A partir da 2ª coluna escreva as letras A-I e a partir da 2ª linha escreva os números de 1-6.
Colar os sulfites preparados na base interna da caixa, de modo que a parte elevada impeça a visualização do tabuleiro do outro participante do jogo.
Recorte as fichas de papel e escreva valores das adições de 2, 3 até 20 (exemplo 2+2, 2+5, 4+4) e outras fichas com apenas o resultado(exemplo 10,4,6...).
Atenção: Confeccione as fichas em pares, correspondendo a operação matemática em uma ficha e o resultado em outra.
Separe algumas tampinhas de refrigerante;
Agora é só começar aprender se divertindo!
Como Jogar:
Antes de iniciar o jogo deve-se estabelecer o total de fichas que será usado ( 10 ,20 ou 30 fichas para cada jogador participante) e quem irá começar;
As fichas devem ser separadas um participante terá as fichas das operações e outro dos resultados;
Cada participante distribuirá as fichas em seus tabuleiro na forma que quiser.
Devido a pandemia, é interessante que cada jogador mantenha um distância do outro para jogar.
O primeiro jogador, escolhe um número de 1 a 7 e uma letra de A a J, por exemplo B3.
O segundo jogador deve, então, verificar se em sua cartela, no local de união entre a letra B e o número 3, há uma ficha.
Se houver, ele diz qual é o número (resultado) ou a adição para que o primeiro jogador responda.
Por exemplo: se em B3 houver uma ficha com a operação 2+4=, o primeiro jogador deverá dizer 6.
Se o primeiro jogador acertar a adição, o adversário vira a ficha para baixo. Se errar, o adversário fica com a ficha, colocando ao lado
Se ao invés da operação a ficha for do resultado, jogador deverá dizer 2 + 2 ou 3 +1 ou 0+4, se errar, o adversário fica com a ficha, colocando ao lado.
Vence quem conseguir o maior número de fichas.
O que achou deste jogo? Trocando as fichas você poderá trabalhar outros conteúdos 😉
Profª: Lucineia Mangerona Fukuzaki
Especialização em Tecnologia Assistiva ,Projetos e Acessibilidade pela UNESP
Especialização em Atendimento Educacional Especializado pela UEM
Pedagoga com Habilitação em Deficiência Física
Pós graduação em Mídias da Educação pela UFSJ
Pós graduação em Psicopedagogia pela Universidade da Aldeia de Carapicuíba
Atua em sala de recursos para alunos com deficiência física desde 2000.
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