O Desenho Universal para a Aprendizagem e a Educação Inclusiva
Você já ouviu falar em DUA?
O DUA - Desenho Universal para a Aprendizagem, surgiu nos Estados Unidos há mais de duas décadas com a colaboração entre o Centro de Tecnologias Especiais Aplicadas (CAST) e os Programas de Educação Especial (OSEP) que pertence ao Departamento de Educação, tendo como principal objetivo chegar às práticas pedagógicas mais inclusivas e o acesso ao currículo comum pelas pessoas com deficiência.
Pois bem, sabemos que na Educação Inclusiva os desafios são muitos, mas principalmente este: ACESSO AO CURRÍCULO INTEGRAL.
Vamos refletir: Será que de fato é correto “priorizar” aprendizagens aos estudantes com deficiência? Será que esta priorização garante o acesso ao currículo na sua totalidade?
Empobrecimento do Currículo?
Por muito tempo trabalhamos na perspectiva de adequar, adaptar, flexibilizar o currículo como se o estudante estivesse sendo contemplado na sua totalidade, mas na prática o que ocorre é um empobrecimento do currículo, chegando ao aluno aquele conteúdo que nós professores julgamos ser o mais adequado ou apropriado, fazendo recortes das "partes essenciais".
Os princípios do DUA tem como foco as aprendizagens e o acesso ao currículo.
O DUA possui diretrizes e princípios que norteiam o planejamento do professor para atingir a todos os alunos sendo assim, ele não reduz o currículo, nem limita a um único saber.
Pelo contrário ele amplia as possibilidades de variabilidade e diversidade de práticas para se atingir aquele determinado grupo de alunos.
Vamos conhecer um pouco mais o DUA (Desenho Universal para Aprendizagem)
Ao propor (planejar) uma aula com determinado conteúdo o professor se pauta em seus princípios que são:
1. Proporcionar Modos Múltiplos de Apresentação
Identificados - o quê da aprendizagem, o conteúdo é apresentado de maneiras diferentes, diversificadas.
Para reduzir as barreiras na aprendizagem, é importante garantir que as informações principais sejam igualmente perceptíveis por todos os estudantes.
Um exemplo prático seria além de apresentar apenas o livro didático, apresentar também vídeos, mapas conceituais, entre outros.
2. Proporcionar Modos Múltiplos de Ação e Expressão
Identificados - o como da aprendizagem, ampliamos o modo do estudante fazer suas conexões entre os conteúdos, como transforma o acesso da apresentação em conhecimento e os expressa, os comunica.
Na prática seriam os trabalhos, atividades em que haja interação / ação direta do estudante ao invés da reprodução ou cópia de exercícios.
Trabalhos em duplas, em grupos, pesquisas, exposições de diferentes maneiras, entre outros.
3. Proporcionar Modos Múltiplos de Implicação, Engajamento e Envolvimento
Identificados - o porquê da aprendizagem, passamos a identificar e manter os estudantes "atentos" e motivados nos estudos.
O objetivo da educação não é só tornar as informações acessíveis, pelo contrário, é ensinar aos estudantes como transformar as informações as que têm acesso em conhecimentos úteis.
Na prática, seriam as atividades interessantes, envolvendo a responsabilidade e criatividade.
Diferenciar para Incluir!
Um planejamento único para a turma que contemple os ritmos, formas, perfis de aprendizagens, respeitando suas individualidades durante todo o processo, inclusive nas avaliações.
Aliás o que adianta ter todo o processo seguindo os princípios do DUA e na avaliação retomar um único jeito de verificar as aprendizagens?
Você já conhecia a proposta do DUA? Aproveite os comentários aqui abaixo:
Profª Ariane Vitoriano
Pedagoga com habilitação em Deficiência Intelectual
Especialização em Psicopedagogia