Brincando com rimas: auxiliando a alfabetização

28/05/2021

Fabiana Leme de Oliveira 

Imagem: Figuras de mão, pão e mamão
Imagem: Figuras de mão, pão e mamão

No processo de alfabetização uma das habilidades fundamentais é reconhecer os sons que compõe as diferentes palavras. 

Sim, precisamos desde cedo trabalhar as habilidades de segmentação, isso é, de separação. 

Por exemplo quando dizemos "sapato", podemos separar essa palavra em partes distintas, as sílabas por exemplo.

Como parte desse processo podemos estimular a percepção da similaridade dos sons finais das palavras: As rimas.

Estudantes com Deficiência Intelectual ou com dificuldades na alfabetização, precisam ser muito estimulados na percepção sonora.

Muito além de apresentar o alfabeto e as palavras escritas, o estudante precisa refletir sobre todo o processo.

Algumas atividades precisam ser planejadas de forma permanente na rotina, para favorecer a aprendizagem.

Como explorar as rimas?

As atividades lúdicas favorecem a aprendizagem pois promovem a reflexão com engajamento, mantendo os estudantes motivados e colaborativos. 

Para auxiliar nessa reflexão separamos 2 sugestões de atividades: Uma sugestão para o presencial e outra para o ensino remoto.

Rima das cadeiras

Objetivos: 

  • Percepção do som final das palavras;
  • Trabalho em equipe;
  • Estímulo à liderança;

IMPORTANTE: Professor(a), prepare-se antes, para realizar esta brincadeira! 

Faça uma coletânea de palavras que rimam e mantenha esta anotação para sua consulta durante o jogo, afinal em muitos momentos você terá que dar pistas;

Como jogar:

Divida a classe em 2 times, de acordo com seus critérios;

Coloque a frente da sala 10 cadeiras, sendo 5 para cada time;

Explique as regras:

  • O professor vai falar uma palavra, por exemplo: AVIÃO e os 2 times precisam dizer uma palavra que rima com a palavra selecionada;
  • O time que acertar, ganha o direito de mandar uma criança para sentar em um das cadeiras.
  • O time que errar não enviará nenhuma criança;
  • Anote as palavras ditas no quadro, separadas em colunas, de acordo com a rima;
  • Não vale palavras repetidas;
  • Quando um time completar as cinco cadeiras ele vence!

** Dicas extras: Aproveite esta atividade para fazer uma grande lista de palavras que rimam, então as crianças podem jogar 2 ou 3 vezes e ampliar a lista;

Aproveite para somar os pontos das equipe e coloque valores diferentes para cada criança sentada na cadeira: por exemplo: cada criança sentada vale 2, 5 ou 10 pontos; 

Solicite que somem para verificar quem ganhou;

Se na sala você tiver alunos que apresentem dificuldades em compreender a atividade de rima, devido a problemas de linguagem, deficiência intelectual, transtorno do espectro do autismo procure inseri-los nos grupos estimulando a sua participação. 

Você pode em alguns momentos mostrar alguns cartões com figuras para auxiliar sua compreensão e ampliação de vocabulários, por exemplo: AVIÃO; BALÃO; BOTÃO etc. 

Estes cartões podem ser confeccionados junto com este aluno com gravuras de revistas, enquanto os colegas realizam a cópia das palavras ou atividades complementares;

Assim este estudante estará realizando uma atividade dentro de seu potencial, com o mesmo tema e objetivo da turma. 

Isto é inclusivo!

Jogo das rimas no Wordwall

Tela do Jogo Wordwall com os pares: Pão/mamão; Sabonete/capacete; Pato/Rato
Tela do Jogo Wordwall com os pares: Pão/mamão; Sabonete/capacete; Pato/Rato

Aproveite o tutorial abaixo para conhecer o Wordwall e configurar um jogo interativo para encaminhar para os seus alunos, tanto no celular, quanto no Google Clasroom ou até por e-mail

A proposta no jogo de pareamento de rimas é encontrar figuras de palavras que rimam, mas você pode adequar de acordo com seu planejamento.


Fabiana Leme
Fabiana Leme

O que achou desse conteúdo?

Aproveite os comentários para tirar suas dúvidas, compartilhar experiências e trazer outras sugestões;

Acompanhe a Inclutopia nas redes sociais.

Até o próximos artigo!