Recursos simples para auxiliar a escrita de crianças com paralisia cerebral

24/11/2020

Lucineia Mangerona Fukuzaki

Ilustração: mão segurando lápis
Ilustração: mão segurando lápis

A paralisia cerebral, também chamada encefalopatia crônica não progressiva, é a causa mais frequente de deficiência motora na infância e refere-se a um grupo heterogêneo de condições devido a disfunções motoras, afetando o tônus, a postura e os movimentos.

Essas disfunções motoras se apresentam em diferentes níveis e formas dificultando os movimentos voluntários e assim a escrita.

Muitas crianças com Paralisia Cerebral apresentam dificuldades em alguns movimentos de coordenação motora nas mãos (pinça ,preensão grossa) devido a incoordenação motora de seus membros superiores e muitas vezes ficam impossibilitados dessa função 


Segurar o lápis de forma adequada pode ser um pouco complicado para as crianças, principalmente quando há dificuldades motoras.

Se elas aprenderem a pegar o lápis incorretamente e não forem corrigidas, futuramente isso tornará um hábito difícil de reparar.

Por isso separamos dicas de recursos simples que vão ajudar a criança a tornar mais confortável, prático e seguro segurar o lápis e realizar o registro escrito.

3 fotos de mãos infantis com as meias coloridas, segurando lápis de escrever, giz de cera e a outra canetinha
3 fotos de mãos infantis com as meias coloridas, segurando lápis de escrever, giz de cera e a outra canetinha

Método da meia

Anote o que você irá precisar:

  • 1 pé de meia (pode ser nova ou até usada)
  • Tesoura

  • Simples não é?!

    A proposta é também poder reutilizar algumas meias que muitas vezes se perdem de seus pares;

    Agora que você separou o material necessário siga o passo a passo abaixo:

Passo 1

Faça 2 pequenos furos na parte superior da meia, uma ao lado do outro;

Passo 2

Coloque a mão da criança dentro da meia

Passo 4

Passe o dedo polegar em um furo e o dedo indicador em outro furo

Pronto!

É só pegar o lápis ou caneta, giz de cera e começar a registrar. 


Método do prendedor de roupa

Esse método simples, barato e super fácil ajuda a criança a ter segurança ao pegar o lápis. Sabemos que crianças que possuem dificuldades motoras podem apresentar instabilidades na hora de segurar o lápis corretamente. 

Se a criança possui mãos hipotônicas, ou seja, a diminuição da força muscular, o prendedor de roupa irá promover uma sustentação da mão oferecendo segurança. 

O uso no dia a dia faz com que a criança se adapte facilmente melhorando sua coordenação motora gradualmente


Coloque um prendedor de roupas preso no lápis

Oriente a criança a segurar o lápis apoiando no prendedor de roupas

Viu que simples?

Você também pode utilizar prendedores coloridos, um pouco maiores ou até personalizar com o nome de cada criança.

O objetivo é trazer mais conforto e sustentação na hora de segurar lápis, canetinhas, giz de cera e até pincéis;

Profª: Lucineia Mangerona Fukuzaki

Pedagoga com Habilitação em Deficiência Física

Pós graduação em Midias da Educação pela UFSJ
Especialização em Tecnologia Assistiva ,Projetos e Acessibilidade pela UNESP
Especialização em Atendimento Educacional Especializado pela UEM
Pós graduação em Psicopedagogia pela Universidade da Aldeia de Carapicuiba
Atua em sala de recursos para alunos com deficiência física desde 2000.
 

O que você achou desses recursos? Gostaria de falar de um outro tema?