Tenho um aluno com baixa visão. E agora?

26/02/2021

Profª Suely Ribeiro Franklin

Imagem: Foto desfocada de uma mesa com tablets e ao fundo vê-se 3 crianças e os adereços da sala.
Imagem: Foto desfocada de uma mesa com tablets e ao fundo vê-se 3 crianças e os adereços da sala.

Que recursos preciso utilizar para meu aluno com baixa visão?

É esta a pergunta que o professor de sala regular faz a si mesmo com a chegada de um aluno com baixa visão na sua turma.

Garantir a acessibilidade ao conteúdo é fundamental para um processo educacional inclusivo e de qualidade.

Por isso, separamos algumas dicas de como você pode contribuir e facilitar o acesso da criança com baixa visão ao conteúdo escolar utilizando recursos de tecnologia assistiva, confeccionados com materiais bem acessíveis.

1 - Luminosidade

É muito importante conhecer a patologia que acomete o aluno com baixa visão para poder regular a luminosidade da sala. 

Crianças com fotofobia (sensibilidade a luz) tem preferências por locais menos iluminado, portanto, nada de colocar criança com albinismo próxima às janelas.

2 - Lápis grafite 6B ou 4B

Imagem: Foto em preto e branco da parte superior (ponta)de diversos lápis
Imagem: Foto em preto e branco da parte superior (ponta)de diversos lápis

Estes modelos de lápis possuem o grafite mais espesso e, portanto, a escrita sairá mais escura. 

Nem todas as crianças com baixa visão precisam utilizar o lápis 6B (mais espesso). Por ser mais escuro pode provocar manchas ao apagar o que dificulta a leitura.

Dê a opção do lápis 4B,menos espesso mas com bom contraste.



3 - Contraste

Utilizar canetas ponta porosas preta ou azul marinho são ótimas para contornar desenhos e figuras. 

Na lousa preta ou verde, melhor utilizar giz branco. Se for utilizar o quadro branco dê preferência aos canetões preto ou azul marinho.

Materiais utilizados para atividades com a criança devem contrastar com a base onde ficarão apoiadas, por exemplo se a mesa for clara você pode colocar um papel cartão colorido de apoio da folha para melhor contraste.

Imagem: Desenho de livro aberto, na página a esquerda uma ampliação ilegível de uma poesia, na página da direita a mesma poesia transcrita em letra ampliada e legível. Poesia completa, transcrita abaixo
Imagem: Desenho de livro aberto, na página a esquerda uma ampliação ilegível de uma poesia, na página da direita a mesma poesia transcrita em letra ampliada e legível. Poesia completa, transcrita abaixo

4 - Ampliação

Ampliar um texto não significa tirar uma fotocópia em folha tamanho A-3. O correto é ampliar os caracteres (letras) conforme a eficiência visual da criança. 

O tamanho 24 é mais usual e as fontes podem ser Arial ou Verdana por serem fonte com mais distinção. 

As pautas também podem ser ampliadas conforme preferência do aluno. 

Estas pautas podem ser confeccionadas em programas de edição de texto ou de planilhas e impressas em impressoras comuns.

"Poesia completa da Imagem acima: E se eu plantasse sua voz? Num algodão, num vaso ou deixasse ela se espalhar pelo muro?
Viria eu acho uma planta de cheiro: saião, peixinho, amor perfeito, erva jabuti.
Ou qualquer outra planta que na terra enfeita. E que panhada, nutre."
Jordano de Souza

Ilustração: Desenho de um caderno com pauta ampliada, alguns materiais escolares e 2 tiposcópios
Ilustração: Desenho de um caderno com pauta ampliada, alguns materiais escolares e 2 tiposcópios

5 - Tiposcópio

É um guia de leitura muito eficiente e de fácil confecção. 

Funciona como guia de leitura e seguimento de linha. O vazado deverá ser recortado na mesma medida da pauta.

Quer 2 tipos de pautas e 2 moldes de Tiposcópios indicados para cada uma delas?

Faça o download grátis AQUI abaixo:


Você já conhecia e utiliza esses recursos? Aproveite os comentários para nos contar!

Profª Suely Ribeiro Franklin

Suely Ribeiro Franklin
Suely Ribeiro Franklin

Pedagoga pela Universidade Metodista
Habilitação em Deficiência Visual pela Universidade de São Paulo
Pós Graduação em Neuropsicopedagogia pela UNIP
Profissional em Orientação e Mobilidade para pessoas com cegueira e baixa visão.
Atua em sala de recursos para alunos com deficiência visual desde 2006.


E-book - Como Transformar a Equipe Escolar na maior aliada da Inclusão Escolar
E-book - Como Transformar a Equipe Escolar na maior aliada da Inclusão Escolar

Baixe seu E-book Grátis

Sabemos como é difícil aceitar as mudanças, mas elas são necessárias.

Nesse E-book especial as profªs Ariane Vitoriano e Fabiana Leme, reuniram muitas orientações para Transformar a Equipe Escolar na maior Aliada da construção de uma Escola Inclusiva.