Adaptação de atividades - Mitos e verdades
Fabiana Leme de Oliveira
Um grande desafio na inclusão escolar de alunos com deficiência ou com autismo é desenvolver atividades que favoreçam a aprendizagem de forma significativa sem perder de vista o planejamento e o contexto da turma.
Quando o aluno apresenta uma grande defasagem em relação aos conteúdos propostos de forma geral, como propor atividades que não deixem o aluno a parte da turma e desconectado do planejamento?
Diante desse desafio na sala de aula, professores de todas as fases, séries ou modalidades de ensino se questionam:
- Devo procurar atividades mais fáceis?
- Preciso montar uma apostila a parte?
- E se eu pegar o livro da série anterior?
- Acho que devo propor apenas atividades lúdicas e de socialização?
- Talvez oferecer apenas material concreto?
Vamos desmistificar alguns pontos nesse artigo, mas como o tema é amplo não se encerra aqui. Precisamos refletir, expor nossas práticas e colaborar com o desenvolvimento de uma prática inclusiva que amplie a permanência do aluno com deficiência na escola com qualidade de ensino e aprendizagem significativa.
1. Todo aluno com deficiência precisa de atividades adaptadas - Mito
A necessidade de adaptação das atividades é muito individual.
Nem todo aluno com deficiência ou com autismo apresentam dificuldades na aprendizagem que justifiquem a adaptação dos conteúdos, das atividades ou dos recursos.
É muito importante avaliar as habilidades e competências do aluno, além do diagnóstico clínico que ele apresenta.
2. Sem acessibilidade não há inclusão de fato - Verdade
Não há como discutir a inclusão escolar se o aluno não têm acesso aos materiais didáticos por falta de adaptação tais como: Braille, ampliação, textos resumidos no caso de alunos com deficiência intelectual por exemplo.
Também não podemos esquecer das barreiras físicas que impedem alunos com deficiência física ou mobilidade reduzida a acessar os espaços da escola por falta de rampas, por exemplo. É fato, para que a inclusão realmente aconteça é preciso garantir igualdade de acesso para todos os alunos.
3. Ele está na escola para a socialização apenas - Mito
A socialização é extremamente importante, mas o papel da escola é oferecer situações de aprendizagem significativas sendo a socialização uma delas.
Por isso é importante garantir que o aluno seja avaliado em sua individualidade e o planejamento possa ser construído para garantir diferentes e progressivos desafios levando o aluno à uma aprendizagem constante e dentro do contexto da turma.
**Saiba mais como elaborar o Plano de Desenvolvimento Individual do aluno nesse artigo: 3 dicas para elaborar um PDI que funciona!
4. Ele precisa de atividades mais fáceis ou das séries anteriores - Mito
Todo aluno precisa receber novos desafios para avançar em sua aprendizagem. Isso não é diferente para os alunos com deficiência ou com autismo.
Mas para propor novos desafios é preciso considerar quais são os conhecimentos prévios desse aluno, suas diferentes habilidades e competências muito além de avaliar o que ele sabe ou não sabe.
Vamos lembrar o conceito de "Zona de Desenvolvimento Proximal define aquelas funções que ainda não amadureceram, mas que estão em processo de maturação, funções que amadurecerão, mas que estão, presentemente, em estado embrionário" (*Vygotsky. 1984, p. 97).
Na prática o que isso significa? Vamos imaginar que o planejamento, o contexto da turma é trabalhar com o conceito de frações e o aluno ainda não desenvolveu o conceito de números de 0 até 10. Mas já é capaz de realizar pareamento por igualdade, qual seria uma proposta viável?
- Selecionar algumas frações mais usadas para que ele realize o pareamento;
- Propor o fracionamento de objetos: 1/2; 1/3; 1/4;
- Oferecer receitas impressas para que ele localize as medidas, construir um copo de medidas com referências de frações e fazer uma receita seguindo as medidas;
Espero que essas reflexões iniciais auxiliem o pensar no dia a dia da sala de aula. Você gostaria de discutir algum tema específico? Aproveite os cometários para sua sugestão.
Conheça também o INCLUzap, o WhatsApp da Inclutopia com muito conteúdo e informação, toda terça e sexta-feira.
Totalmente gratuito! Como participar?
Mande um WhatsApp para (11) 95956-5945 solicitando sua inserção ou clique na figura abaixo!