O que é o Transtorno do Espectro Autista

11/09/2020

Fabiana Leme de Oliveira

Laço de fita de quebra cabeça colorido - Símbolo Autismo
Laço de fita de quebra cabeça colorido - Símbolo Autismo

Conhecer o Transtorno do Espectro Autista é muito importante para familiares, educadores e diferentes profissionais.

Atualmente as pesquisas apresentam grandes avanços e a participação social das pessoas dentro do Espectro Autista também se amplia.

Nesse artigo vamos conversar um pouco sobre:

  • O que é o Transtorno do Espectro Autista ou autismo;
  • E algumas características;

O que é o Autismo ou Transtorno do Espectro Autista?

Os Transtornos do Espectro Autista* (*TEA) referem-se a um grupo de transtornos caracterizados por um espectro compartilhado de prejuízos qualitativos na interação social, associados a comportamentos repetitivos e interesses restritos pronunciados (Brentani et al, 2013).**
 Os sintomas devem estar presentes no início da infância.

Referência Bibliográfica: * Brentani, H., Paula, C., Bordini, D., Rolim, D., Sato., F., Portolese, J., Pacífico, M., & McCracken, J. (2013). Autism spectrum disorders: an overview on diagnosis and treatment. Revista Brasileira de Psiquiatria, 35, 62-72. 

Todo indivíduo com Transtorno do Espectro Autista irá apresentar comprometimento, em diferentes graus, nas seguintes áreas:

1- Comunicação

Imagem ilustrativa: 2 ícones de mulheres e um ponto de exclamação acima delas
Imagem ilustrativa: 2 ícones de mulheres e um ponto de exclamação acima delas

Todos indivíduos com autismo apresentam os mesmos problemas na comunicação? 

Isso é um mito. 

Quando falamos de um espectro, estamos falando de diferentes formas e graus de comprometimento desde a ausência total da fala até um expressão verbal bastante elaborada e formal.

Encontramos também indivíduos que falam palavras, frases mas que apresentam dificuldades na comunicação;


Dentre as características mais comuns na comunicação observamos:

  • Atraso ou ausência de fala;
  • Fala repetitiva, ecolalia;
  • Tom de voz sem entonação, fala monótona;
  • Nomear-se em 3ª pessoa;
  • Indica suas necessidades apontando ou levando a outra pessoa até o local, por exemplo.
  • Dificuldades em compreender expressões faciais de outras pessoas;

>>> Quer saber mais como avaliar crianças com autismo que não falam? Veja esse artigo: Como avaliar alunos que ainda não falam?

2 - Comportamento

Ilustração: Criança de ponta cabeça na frente de um sofá
Ilustração: Criança de ponta cabeça na frente de um sofá

Como o Transtorno do Espectro Autista afeta as habilidades sociais, as questões sobre o comportamento são muito variadas, veja alguns:

  • Hiperatividade ou hipoatividade;
  • Ausência de noção de situações perigosas;
  • Dificuldades de estabelecer contato visual;
  • Pouca curiosidade;
  • Dificuldades de seguir regras nas brincadeiras;

É verdade que indivíduos com TEA não gostam de mudanças na rotina?

Sim, as dificuldades na comunicação, na interação e na regulação do comportamento fazem com que a adaptação às mudanças de rotinas sejam difíceis muitas vezes. 

Outra questão relevante é a fixação por alguns temas de interesse ou seletividade alimentar.


Você gostaria de saber mais detalhadamente sobre o autismo?

Assista essa aula completa, disponível gratuitamente!


3 -Interação social

Ilustração: 3 crianças brincando juntas e uma menina de costas brincando sozinha
Ilustração: 3 crianças brincando juntas e uma menina de costas brincando sozinha

Muitos indivíduos com o Transtorno do espectro autista apresentam dificuldades na interação social e precisam de auxílio para aprender a agir em diferentes contextos sociais.

 Eles podem até mesmo ter o desejo de interagir com os outros, mas podem não saber como agir, fazer amigos ou conviver em sociedade. 

Alguns também não têm interesse em realizar atividades com outras pessoas, o que leva ao isolamento.

 Algumas características comuns:

- dificuldade em fazer contato visual com outras pessoas;

- não compreendem as convenções sociais ou comportamento social apropriado;

- não buscam e muitas vezes não aceitam o contato físico e afetivo;

- não gostam de compartilhar objetos como brinquedos;

- podem expressar as emoções em momentos inadequados, como como choro ou risos sem contexto;

- prefere atividades solitárias e não tentam fazer amigos.

>>> Agora que você conheceu algumas características, se quiser conhecer algumas Estratégias Inclusivas para a escolarização de crianças com TEA, veja o artigo: Transtorno do Espectro Autista: 15 Estratégias Inclusivas de Ensino



Fabiana Leme
Fabiana Leme

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