Muitos alunos podem apresentar dificuldades em algum momento de sua vida escolar e mesmo com o auxílio do professor em sala e diferentes atividades pode seguir com problemas e ainda não entendendo algum conteúdo. Esse é o papel do reforço escolar, um momento de revisão de conteúdos com atividades diferenciadas e em turmas menores, possibilitando ao aluno uma melhor compreensão do que foi ensinado. Esse atendimento irá durar o tempo que o aluno ainda apresentar dificuldades.
Quando falamos de atendimento educacional especializado ou salas de recursos estamos falando de um atendimento de suporte à educação inclusiva, isto é, um atendimento complementar ou suplementar realizado à alunos com deficiência, com transtornos do espectro autista e com altas habilidades/superdotação.
Diferente do serviço de reforço escolar o atendimento especializado deve levar em conta quais são as necessidades individuais do aluno em relação aos recursos de acessibilidade, à adaptação curricular, à estimulação de habilidades e competências variadas e as diferentes rotas de aprendizagem que o aluno apresenta e não há um período específico de frequência à esse serviço.