Desenvolvendo o raciocínio lógico através da resolução de problemas

13/11/2020

Profª Ariane Vitoriano

Raciocinar é estruturar o pensamento e a lógica e chegar a uma conclusão deste pensamento por dedução, indução ou abdução (premissa, regra e conclusão). 

Pois bem, desenvolver a habilidade do raciocínio lógico é fundamental para todas as áreas do conhecimento, não é algo exclusivo da matemática! 

O raciocínio nos leva a refletir, pensar sobre determinado assunto sendo guiado pela lógica e pelo seu conhecimento para chegar a um novo.

Assim, desenvolver o raciocínio lógico exige a consciência e a capacidade de organizar o pensamento para resolver um problema. 

Ele surge de uma indagação, de um questionamento, de uma dúvida! 

Raciocínio lógico e dificuldades na aprendizagem:

Muitas pessoas acreditam que o raciocínio lógico é um pensamento muito complexo e que, portanto não é possível desenvolver este tipo de atividade para com estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem porque é um pensamento muito abstrato, e isto é um erro! 
Ao contrário, desenvolver este tipo de atividade trabalhando inicialmente com materiais concretos e exploratórios e gradativamente aumentando a complexidade permitirá aos poucos maior capacidade de desenvolver este raciocínio, ou seja, somente é possível desenvolver esta habilidade fazendo, experimentando, vivenciando. 


Nesse artigo, vamos oferecer algumas dicas para o trabalho com a resolução de problemas por meio da investigação.
 Sabe quando trabalhamos na sala de aula, aquela lista de vários probleminhas para os estudantes resolverem? O que geralmente escutamos é: 
- "Prô é de mais ou de menos?"...
 Estes questionamentos aparecem pela inabilidade para o raciocínio lógico. 

A mediação 

Quando fazemos a mediação e levamos os estudantes a investigar trabalhamos:

Resolução de problemas

  • Compreender a formulação

  • Definir estratégias

  • Desenvolver a estratégia

  • Avaliar o resultado

Resolução de problemas por meio da investigação 

  • Levantar questões problematizadoras

  • Levantar hipóteses

  • Testar e reformular hipóteses

  • Elaborar argumentos

  • Argumentar escolhas.

A organização estética é fundamental para ampliar a compreensão:

- Divida as frases em parágrafos; 

- Destaque a pergunta;

- Grife o verbo. 

- Evite informações desnecessárias a resolução do problema (para estudantes com dificuldades).

- Seja objetivo e claro. 

- Faça perguntas que os levem a organizar a ideia, refletindo sobre a questão.

Estas simples adequações já auxiliam na compreensão e na formulação de hipóteses. 

Fornecer materiais materiais concretos exploratórios permitirá testar, reformular hipóteses e argumentar para conseguir resolver as questões.

Como fazer na prática?

Situações problemas envolvendo campo aditivo: juntar, separar e comparar

Veja o exemplo:

LÚCIA TEM 13 ANOS.

SUA TIA ALICE TEM 12 ANOS A MAIS QUE ELA.

QUANTOS ANOS ALICE TEM?

Inicie a mediação através de questionamentos:

- O problema fala sobre qual assunto?

- Qual é a pergunta do problema?

- O que significa esta palavra grifada? 

Neste momento o estudante pode e deve fazer (ou ouvir) a leitura novamente, espera-se que já tenha maior foco para compreensão.

Retome a mediação através de questionamentos:

- Quem nasceu primeiro?

- Quem é mais nova?

- A mais nova tem quantos anos? 

- Ou: A mais nova tem mais ou menos que 13 anos?

- Como descobrimos a idade de Alice?

Permita autonomia ao estudante para resolver, levantando hipóteses. 

Neste momento o professor pode ofertar materiais concretos ou de apoio para a resolução:

  • Quadro numérico, grifando os números que equivalem a idade;

  • Usar representação simbólica por desenho (ex: velas no bolo)

  • Objetos para contagem pareando a idade de Lúcia e Alice; (tampinhas, palitos, lápis, botões, etc)

  • Caso o alunos ainda não reconheça os numerais (em processo) pode ofertar ambos os materiais concreto e tabela.

Imagens de material concreto: Palitos, figura de bolo com velas, tabela de números
Imagens de material concreto: Palitos, figura de bolo com velas, tabela de números

Na finalização você também pode questionar o resultado, levando o estudante a analisar e verificar a resposta.

  • Este resultado é viável?

  • Como você resolveu?

  • Vamos confirmar através de uma calculadora?

  • Há outras formas de chegar a este resultado.

Mais um exemplo prático:

Campo multiplicativo

Proporção, comparação multiplicativa, produtos de medida: combinatória e configuração retangular.

Exemplo: 

NA SALA TEM 5 FILEIRAS.

CADA FILEIRA TEM 4 CADEIRAS.

QUANTAS CADEIRAS TÊM AO TODO NA SALA?


Inicie a mediação através de questionamentos:

O problema fala sobre qual assunto?

Qual é a pergunta do problema?

O que significa esta palavra grifada?

Neste momento o estudante pode e deve fazer (ou ouvir) a leitura novamente, espera-se que já tenha maior foco para compreensão.

Retome a mediação através de outros questionamentos:

- O que é fileira?

 -Quantas têm?

- O que é cadeira?

- Como elas estão organizadas?

- É possível ter 5 cadeiras em cada fileira?

-Tem mais do que 4 cadeiras na sala?

- Como podemos descobrir a quantidade de cadeiras?

Permita autonomia ao estudante para resolver, levantando hipóteses.

Neste momento o professor pode ofertar materiais concretos ou de apoio para a resolução:

Na finalização você também pode questionar o resultado, levando o estudante a analisar e verificar a resposta.

  • Este resultado é viável?

  • Como você resolveu?

  • Vamos confirmar através de uma calculadora?

  • Há outras formas de chegar a este resultado.


Como você trabalha a resolução de problemas com seu aluno com deficiência ou com dificuldades na aprendizagem?

Pedagoga com habilitação em Deficiência Intelectual

Especialização em Psicopedagogia

Profª Ariane Vitoriano