Desenvolvendo o raciocínio lógico através da resolução de problemas
Profª Ariane Vitoriano
Raciocinar é estruturar o pensamento e a lógica e chegar a uma conclusão deste pensamento por dedução, indução ou abdução (premissa, regra e conclusão).
Pois bem, desenvolver a habilidade do raciocínio lógico é fundamental para todas as áreas do conhecimento, não é algo exclusivo da matemática!
O raciocínio nos leva a refletir, pensar sobre determinado assunto sendo guiado pela lógica e pelo seu conhecimento para chegar a um novo.
Assim, desenvolver o raciocínio lógico exige a consciência e a capacidade de organizar o pensamento para resolver um problema.
Ele surge de uma indagação, de um questionamento, de uma dúvida!
Raciocínio lógico e dificuldades na aprendizagem:
Muitas pessoas acreditam que o raciocínio lógico é um pensamento muito complexo e que, portanto não é possível desenvolver este tipo de atividade para com estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem porque é um pensamento muito abstrato, e isto é um erro!
Ao contrário, desenvolver este tipo de atividade trabalhando inicialmente com materiais concretos e exploratórios e gradativamente aumentando a complexidade permitirá aos poucos maior capacidade de desenvolver este raciocínio, ou seja, somente é possível desenvolver esta habilidade fazendo, experimentando, vivenciando.
Nesse artigo, vamos oferecer algumas dicas para o trabalho com a resolução de problemas por meio da investigação.
Sabe quando trabalhamos na sala de aula, aquela lista de vários probleminhas para os estudantes resolverem? O que geralmente escutamos é:
- "Prô é de mais ou de menos?"...
Estes questionamentos aparecem pela inabilidade para o raciocínio lógico.
A mediação
Quando fazemos a mediação e levamos os estudantes a investigar trabalhamos:
Resolução de problemas
Compreender a formulação
Definir estratégias
Desenvolver a estratégia
Avaliar o resultado
Resolução de problemas por meio da investigação
Levantar questões problematizadoras
Levantar hipóteses
Testar e reformular hipóteses
Elaborar argumentos
Argumentar escolhas.
A organização estética é fundamental para ampliar a compreensão:
- Divida as frases em parágrafos;
- Destaque a pergunta;
- Grife o verbo.
- Evite informações desnecessárias a resolução do problema (para estudantes com dificuldades).
- Seja objetivo e claro.
- Faça perguntas que os levem a organizar a ideia, refletindo sobre a questão.
Estas simples adequações já auxiliam na compreensão e na formulação de hipóteses.
Fornecer materiais materiais concretos exploratórios permitirá testar, reformular hipóteses e argumentar para conseguir resolver as questões.
Como fazer na prática?
Situações problemas envolvendo campo aditivo: juntar, separar e comparar
Veja o exemplo:
LÚCIA TEM 13 ANOS.
SUA TIA ALICE TEM 12 ANOS A MAIS QUE ELA.
QUANTOS ANOS ALICE TEM?
Inicie a mediação através de questionamentos:
- O problema fala sobre qual assunto?
- Qual é a pergunta do problema?
- O que significa esta palavra grifada?
Neste momento o estudante pode e deve fazer (ou ouvir) a leitura novamente, espera-se que já tenha maior foco para compreensão.
Retome a mediação através de questionamentos:
- Quem nasceu primeiro?
- Quem é mais nova?
- A mais nova tem quantos anos?
- Ou: A mais nova tem mais ou menos que 13 anos?
- Como descobrimos a idade de Alice?
Permita autonomia ao estudante para resolver, levantando hipóteses.
Neste momento o professor pode ofertar materiais concretos ou de apoio para a resolução:
Quadro numérico, grifando os números que equivalem a idade;
Usar representação simbólica por desenho (ex: velas no bolo)
Objetos para contagem pareando a idade de Lúcia e Alice; (tampinhas, palitos, lápis, botões, etc)
Caso o alunos ainda não reconheça os numerais (em processo) pode ofertar ambos os materiais concreto e tabela.
Na finalização você também pode questionar o resultado, levando o estudante a analisar e verificar a resposta.
Este resultado é viável?
Como você resolveu?
Vamos confirmar através de uma calculadora?
Há outras formas de chegar a este resultado.
Mais um exemplo prático:
Campo multiplicativo
Proporção, comparação multiplicativa, produtos de medida: combinatória e configuração retangular.
Exemplo:
NA SALA TEM 5 FILEIRAS.
CADA FILEIRA TEM 4 CADEIRAS.
QUANTAS CADEIRAS TÊM AO TODO NA SALA?
Inicie a mediação através de questionamentos:
O problema fala sobre qual assunto?
Qual é a pergunta do problema?
O que significa esta palavra grifada?
Neste momento o estudante pode e deve fazer (ou ouvir) a leitura novamente, espera-se que já tenha maior foco para compreensão.
Retome a mediação através de outros questionamentos:
- O que é fileira?
-Quantas têm?
- O que é cadeira?
- Como elas estão organizadas?
- É possível ter 5 cadeiras em cada fileira?
-Tem mais do que 4 cadeiras na sala?
- Como podemos descobrir a quantidade de cadeiras?
Permita autonomia ao estudante para resolver, levantando hipóteses.
Neste momento o professor pode ofertar materiais concretos ou de apoio para a resolução:
Tabela de Pitágoras ou tabuada (precisa ser construída pelo aluno antes)
Malha quadriculada para representar coluna X linha (pintar ou colar)
Tampinhas de garrafa pet direcionando para a organização retangular (fazer a representação simbólica - uso material concreto)
Na finalização você também pode questionar o resultado, levando o estudante a analisar e verificar a resposta.
Este resultado é viável?
Como você resolveu?
Vamos confirmar através de uma calculadora?
Há outras formas de chegar a este resultado.
Como você trabalha a resolução de problemas com seu aluno com deficiência ou com dificuldades na aprendizagem?
Pedagoga com habilitação em Deficiência Intelectual
Especialização em Psicopedagogia