Desenvolvendo o raciocínio lógico através da resolução de problemas

13/11/2020

Profª Ariane Vitoriano

Raciocinar é estruturar o pensamento e a lógica e chegar a uma conclusão deste pensamento por dedução, indução ou abdução (premissa, regra e conclusão). 

Pois bem, desenvolver a habilidade do raciocínio lógico é fundamental para todas as áreas do conhecimento, não é algo exclusivo da matemática! 

O raciocínio nos leva a refletir, pensar sobre determinado assunto sendo guiado pela lógica e pelo seu conhecimento para chegar a um novo.

Assim, desenvolver o raciocínio lógico exige a consciência e a capacidade de organizar o pensamento para resolver um problema. 

Ele surge de uma indagação, de um questionamento, de uma dúvida! 

Raciocínio lógico e dificuldades na aprendizagem:

Muitas pessoas acreditam que o raciocínio lógico é um pensamento muito complexo e que, portanto não é possível desenvolver este tipo de atividade para com estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem porque é um pensamento muito abstrato, e isto é um erro! 
Ao contrário, desenvolver este tipo de atividade trabalhando inicialmente com materiais concretos e exploratórios e gradativamente aumentando a complexidade permitirá aos poucos maior capacidade de desenvolver este raciocínio, ou seja, somente é possível desenvolver esta habilidade fazendo, experimentando, vivenciando. 


Nesse artigo, vamos oferecer algumas dicas para o trabalho com a resolução de problemas por meio da investigação.
 Sabe quando trabalhamos na sala de aula, aquela lista de vários probleminhas para os estudantes resolverem? O que geralmente escutamos é: 
- "Prô é de mais ou de menos?"...
 Estes questionamentos aparecem pela inabilidade para o raciocínio lógico. 

A mediação 

Quando fazemos a mediação e levamos os estudantes a investigar trabalhamos:

Resolução de problemas

  • Compreender a formulação

  • Definir estratégias

  • Desenvolver a estratégia

  • Avaliar o resultado

Resolução de problemas por meio da investigação 

  • Levantar questões problematizadoras

  • Levantar hipóteses

  • Testar e reformular hipóteses

  • Elaborar argumentos

  • Argumentar escolhas.

A organização estética é fundamental para ampliar a compreensão:

- Divida as frases em parágrafos; 

- Destaque a pergunta;

- Grife o verbo. 

- Evite informações desnecessárias a resolução do problema (para estudantes com dificuldades).

- Seja objetivo e claro. 

- Faça perguntas que os levem a organizar a ideia, refletindo sobre a questão.

Estas simples adequações já auxiliam na compreensão e na formulação de hipóteses. 

Fornecer materiais materiais concretos exploratórios permitirá testar, reformular hipóteses e argumentar para conseguir resolver as questões.

Curso: Deficiência Intelectual - Práticas de Alfabetização

Oferta Especial de Lançamento Realize sua inscrição até o dia 08/05/21 e garanta 35% de desconto!! Através do link de pagamento, você poderá escolher boleto, cartão de crédito ou PIX  Para pagamento via boleto há o acréscimo de R$ 1,00 referente a taxa do PagSeguro. Para pagamentos com cartão de crédito até 3 vezes sem juros.

R$189,90 R$291,00

Atividades para estimulação: Crianças com deficiência ou autismo (15 horas)

Adquira o curso agora e veja como é fácil: Adicione o curso no carrinho; Preencha os dados pedidos e lembre-se de adicionar um celular com WhtatsApp para receber o curso; Aguarde uma mensagem de nossa equipe de suporte no celular informado; Assim que o pagamento for validado, você receberá a programação e todas as informações para aproveitar seu curso ao máximo. Pronto! Agora é estudar e tirar as dúvidas direto no Whatsapp com a professora da turma. Nosso curso começará assim que o pagamento for confirmado. Ótimo curso!!

R$79,90 R$139,90

Transtorno do Espectro Autista: Adaptação de Atividades nos anos iniciais

Adquira o curso e comece a receber suas aulas no seu WhatsApp: Adicione o curso no carrinho; Preencha os dados pedidos e lembre-se de adicionar um celular com WhtatsApp para receber o curso; Aguarde uma mensagem de nossa equipe de suporte no celular informado; Assim que o pagamento for validado, você receberá a programação de dias em que suas aulas serão encaminhadas; Pronto! Agora é estudar e tirar as dúvidas direto no Whatsapp da professora. Ótimo curso!!

R$97,00 R$160,00

Como elaborar o PDI - Plano de desenvolvimento individual do aluno

Adquira o curso e comece a receber suas aulas no seu WhatsApp: Adicione o curso no carrinho; Preencha os dados pedidos e lembre-se de adicionar um celular com WhtatsApp para receber o curso; Aguarde uma mensagem de nossa equipe de suporte no celular informado; Assim que o pagamento for validado, você receberá a programação de dias em que suas aulas serão encaminhadas; Pronto! Agora é estudar e tirar as dúvidas direto no Whatsapp da professora. Ótimo curso!!

R$59,90

    Como fazer na prática?

    Situações problemas envolvendo campo aditivo: juntar, separar e comparar

    Veja o exemplo:

    LÚCIA TEM 13 ANOS.

    SUA TIA ALICE TEM 12 ANOS A MAIS QUE ELA.

    QUANTOS ANOS ALICE TEM?

    Inicie a mediação através de questionamentos:

    - O problema fala sobre qual assunto?

    - Qual é a pergunta do problema?

    - O que significa esta palavra grifada? 

    Neste momento o estudante pode e deve fazer (ou ouvir) a leitura novamente, espera-se que já tenha maior foco para compreensão.

    Retome a mediação através de questionamentos:

    - Quem nasceu primeiro?

    - Quem é mais nova?

    - A mais nova tem quantos anos? 

    - Ou: A mais nova tem mais ou menos que 13 anos?

    - Como descobrimos a idade de Alice?

    Permita autonomia ao estudante para resolver, levantando hipóteses. 

    Neste momento o professor pode ofertar materiais concretos ou de apoio para a resolução:

    • Quadro numérico, grifando os números que equivalem a idade;

    • Usar representação simbólica por desenho (ex: velas no bolo)

    • Objetos para contagem pareando a idade de Lúcia e Alice; (tampinhas, palitos, lápis, botões, etc)

    • Caso o alunos ainda não reconheça os numerais (em processo) pode ofertar ambos os materiais concreto e tabela.

    Imagens de material concreto: Palitos, figura de bolo com velas, tabela de números
    Imagens de material concreto: Palitos, figura de bolo com velas, tabela de números

    Na finalização você também pode questionar o resultado, levando o estudante a analisar e verificar a resposta.

    • Este resultado é viável?

    • Como você resolveu?

    • Vamos confirmar através de uma calculadora?

    • Há outras formas de chegar a este resultado.

    Mais um exemplo prático:

    Campo multiplicativo

    Proporção, comparação multiplicativa, produtos de medida: combinatória e configuração retangular.

    Exemplo: 

    NA SALA TEM 5 FILEIRAS.

    CADA FILEIRA TEM 4 CADEIRAS.

    QUANTAS CADEIRAS TÊM AO TODO NA SALA?


    Inicie a mediação através de questionamentos:

    O problema fala sobre qual assunto?

    Qual é a pergunta do problema?

    O que significa esta palavra grifada?

    Neste momento o estudante pode e deve fazer (ou ouvir) a leitura novamente, espera-se que já tenha maior foco para compreensão.

    Retome a mediação através de outros questionamentos:

    - O que é fileira?

     -Quantas têm?

    - O que é cadeira?

    - Como elas estão organizadas?

    - É possível ter 5 cadeiras em cada fileira?

    -Tem mais do que 4 cadeiras na sala?

    - Como podemos descobrir a quantidade de cadeiras?

    Permita autonomia ao estudante para resolver, levantando hipóteses.

    Neste momento o professor pode ofertar materiais concretos ou de apoio para a resolução:

    Na finalização você também pode questionar o resultado, levando o estudante a analisar e verificar a resposta.

    • Este resultado é viável?

    • Como você resolveu?

    • Vamos confirmar através de uma calculadora?

    • Há outras formas de chegar a este resultado.


    Como você trabalha a resolução de problemas com seu aluno com deficiência ou com dificuldades na aprendizagem?

    Pedagoga com habilitação em Deficiência Intelectual

    Especialização em Psicopedagogia

    Profª Ariane Vitoriano