Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade - TDHA

Quando falamos de Transtorno de Déficit de Atenção e hiperatividade, temos uma série de dúvidas em relação a quais seriam os comportamentos que realmente caracterizariam esse transtorno e quais teriam outras origens, por exemplo;
Por isso vamos conhecer um pouco mais sobre as características e algumas orientações importantes que vão auxiliar no processo de ensino e aprendizagem;
O que é o TDAH
"*O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade."
Além do fator genético, existem outras teorias sobre as causas do surgimento do TDHA em determinados indivíduos, como por exemplo, ingestão de álcool e nicotina durante a gravidez, problemas no parto e sofrimento do feto e exposição ao chumbo.
Nem sempre há agitação psicomotora

TDHA - tipo desatento
- Desatenção, distração,
- Dificuldade em sustentar o esforço em atividades mais exigentes,
- Percepção da passagem do tempo.
- Dificuldade de concentração nas aulas, leituras de livros,
- Às vezes parece não ouvir quando o chamam.
- Às vezes capta apenas partes do assunto
- Resistência ao iniciar tarefas que exigem longo esforço mental
Tipo Hiperativo/Impulsivos

- Buscam por constante por estimulação,
- Apresentam impulsividade e dificuldade em pensar antes de agir,
- Inquietação: mexem demais as mãos e os pés, possuem dificuldade em ficar parado em um lugar por muito tempo.
- Fazem várias coisas ao mesmo tempo e sempre estão em busca de novidades, pois detestam tédio.
- Podem demonstrar impaciência, comportamentos compulsivos e/ou explosivos sendo muitas vezes imprevisíveis.
Dicas e orientações
- Nem todo período de agitação é sinônimo de hiperatividade;
- O diagnóstico deve ser feito por equipe multidisciplinar;
- Em sala de aula, estabeleça momentos para verificar se as comandas coletivas foram entendidas. Se for necessário repita individualmente;
- Forneça pistas visuais para apoio de seguimento da rotina;
- O uso de duplas produtivas, para auxiliar o retorno da atenção à atividade;
- Quando você perceber que a pessoa está mais desatenta, aproxime-se de faça um toque suave na pessoa.
Para regular a impulsividade, use estratégias diferenciadas:
- Use cartões para que o aluno respeite a fila, ou esperar a sua vez em um jogo.
- Na hora de falar em grupo, para cada um falar apenas em sua vez, selecione um objeto e só irá falar quem recebe esse objeto;
- Não privilegie o aluno por apresentar esse transtorno, converse com toda a turma, sempre de forma ética. Exercitar esses controles de comportamento e de agitação irá favorecer o aluno, a aluna;
- Realize mediações em situações de conflitos, evitando assim o isolamento do aluno em relação a turma;
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